A presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo – SPES, a médica Ciléa Aparecida Victória Martins revelou que as pessoas que irão participar da 5ª Corrida Vale na área industrial do Complexo Tubarão em Vitória, Estado do Espírito Santo, estão sujeito a uma carga alta de exposição ao monóxido de carbono, podendo ter severos episódios de crises de falta de ar.
O presidente da Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, entidade que se posicionou contra essa corrida dentro da área industrial da Vale, ao ser oficializado que o evento foi autorizada no último dia 17, conforme consta no Calendário de Corridas de Ruas da Federação Capixaba de Atletismo – FECAt, entrou em contato com Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt , exigindo uma providencia, pautando pela saúde e qualidade de vida dos atletas. A CBAt já respondeu o pedido informando que fará uma reunião sobre o assunto. A corrida está programa para começar às 8 horas, do dia 1º de novembro próximo.
Os riscos
A médica Ciléa Aparecida Victória Martins disse que “na minha opinião como presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo – SPES, infelizmente , esse evento é uma forma de mostrar uma falsa recuperação do ar em que vivemos , uma afronta nossa população , evidente que é impossível ter melhorado o ar em tão pouco tempo, expondo o pulmão desta forma tão agressiva , o pó continua , o ar esta mais seco , não temos chuva a meses, isso inviabiliza qualquer melhora na qualidade do ar”.
Prossegue, “sendo assim, as pessoas que irão participar deste evento dentro da própria Vale , estão sujeito a uma carga alta de exposição ao monóxido de carbono, podendo ter severos episódios de crises de falta de ar, coceira e irritação ocular, laringites , rinites , sinusites , crises de asma, e dependendo, da imunidade destas pessoas , levar ate quadros de pneumonias , devido inalação de um ar pesado , seco , irritante a mucosa bronquica, mucosa nasal , podendo provocar sangramento nasal”.
“Bom, na minha humilde opinião, junto com os demais colegas pneumologistas e alergistas, será de grande risco tal evento, pois não temos percebido nenhuma melhora do nosso ar, só se nesta área houve este privilégio de recuperação. E que essa luta continue para um pulmão melhor, para todos nós, para crianças e idosos que tanto sofrem com tantas idas a Postos de Saúde e as vezes ate ficando internados”, disse a médica.
Complexo de Tubarão onde será a 5ª Corrida vale
Criança vítima da poluição de Tubarão