Por: Redação*
Produtor Pode Fazer Cadastro Para Participar do Projeto Reflorestar
Produtores rurais de Nova Venécia podem se cadastrar para participarem do Programa Reflorestar. O cadastro pode ser feito na Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou no Incaper.
Feito o cadastro, o segundo passo será dado pelo Governo Estadual que contrata uma empresa e analisa a situação de cada produtor para participação no projeto. Os produtores selecionados serão responsáveis por cuidar de áreas degradadas em suas propriedades. Os proprietários receberão apoio técnico e financeiro para a recuperação florestal.
O Projeto Reflorestar é uma parceria entre o Governo Estadual e municípios iniciada pelo Governo Casagrande e tem várias modalidades. O proprietário recebe recurso financeiro para fazer a implantação do projeto por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e recebe assessoria técnica da empresa contratada pelo governo.
Entre muitas ações do Projeto Reflorestar estão a ampliação da cobertura vegetal nativa, proteção de nascentes e matas ciliares. O projeto faz parte das ações do Estado e municípios na recuperação de áreas degradadas no Espírito Santo. Para outras informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura (3752-9037) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3772-5134).
Aprovação escolar chega a 97,5% em 2015
Nova Venécia conquistou um dos índices mais baixos de reprovação escolar de sua história. Em 2015, apenas 2,5% dos alunos foram reprovados, se comparado com os índices de 2014 que totalizou 7,8%, o município cresceu 5,3%. A média de reprovação anual era de mais de 400 estudantes, mas em 2015 esse número foi de apenas 134 alunos.
O resultado positivo é fruto do trabalho de intervenção pedagógica realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas, por meio de palestras, seminários, projetos e formação de professores, pais e alunos.
Projetos inovadores desenvolvidos nas unidades de ensino foram determinantes para melhorar o índice de aprovação na rede municipal de ensino. São elaborados diversos projetos que envolvem o reforço escolar, a semana literária, jogos matemáticos, preservação do meio ambiente, entre outros, que traz motivação ao estudante e torna a escola um lugar em que o aluno sente prazer em estar.
Comunicado Utilidade Publica – ICONHA – ES
A Associação Estudantil Iconhense (ASSESIC) comunica que dos dias 18/01/2016 a 29/01/2016 (excetuando-se os sábados e domingos) realizará o cadastro e o recadastro dos universitários para utilização do transporte no primeiro semestre de 2016.
Local das inscrições: Sindicato Rural ( ao lado do Posto de Saúde), Centro de Iconha.
Para o veteranos: apresentar comprovante de vínculo com a instituição e carteirinha;
Para Novos Ingressantes: apresentar Título de Eleitor, CPF, Identidade, Comprovante de residência, duas fotos 3x4, Comprovante de Matrícula, Ficha de Inscrição Preenchida; Pagamento da taxa de inscrição de R$ 20,00.
Atletas Paralímpicos Participam de Calendário Com Animais Terapeutas
Um
calendário pra lá de especial com a participação de atletas olímpicos e
paralímpicos na companhia de animais terapeutas acaba de ser lançando
pelo Projeto Pêlo Próximo, uma associação filantrópica que leva animais
em hospitais e casas de repousos para ajudar na recuperação da saúde dos
pacientes. Entre os atletas que participaram das sessões de fotos estão
Rosinha Santos (Arremesso de peso), Susana Schnardof (Natação), Caio
Ribeiro (Canoagem), Liwingston Costa (Futebol de 5), Lucas Araújo(Bocha)
e Marina Canetti, atleta olímpica de Pólo Aquático.
-
“A ideia do calendário surgiu em função das Olimpíadas e Paraolímpiadas
no Brasil em 2016. Entramos em contato com o Comitê Paralímpico
Brasileiro que abraçou a ideia e convidou os atletas a participarem da
iniciativa. Todos os atletas cederam suas imagens para colaborar com o
nosso trabalho” – afirma Roberta Araújo, coordenadora do Pêlo Próximo
O
calendário pode ser adquirido através da loja virtual do projeto
(www.lojapeloproximo.com) para outros Estados, e no RJ, podem ser
adquiridos na Livraria Sabor Literário (Rua Conde Bernadotte, 26 lj.125 –
Leblon).
As
fotos foram tiradas pela fotógrafa Luciana Botelho.Toda renda será
revertida para os atendimentos do projeto. O calendário custa R$ 20,00.
Nova Venécia Realiza Mutirão Contra o Aedes Aegypti
O mutirão contra o aedes aegypti estará no bairro Rúbia nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. O mosquito é vetor de três doenças graves: a dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O mutirão será feito pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Obras e Defesa Civil da Prefeitura de Nova Venécia e consiste na limpeza de terrenos baldios, recolhimento de entulhos e de materiais possíveis criadouros do foco do mosquito aedes aegypti.
A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado suas ações no combate ao vetor da dengue, através de intensificações de visitas domiciliares, retorno de visitas a imóveis fechados, mutirões técnicos nas localidades que apresentam maior índice de infestação do mosquito aedes aegypti, e quando necessário, a realização do bloqueio com inseticida.
Confira a programação dos mutirões para janeiro:
Dias: 12, 13 e 14/01/2016
Bairro: Rúbia
ACS: Trabalho Educativo e Orientação
ACE: Eliminação dos Criadouros e Focos
SECRETARIA DE OBRAS: Limpeza de terrenos baldios, Recolhimento de Entulhos e matérias de possíveis criadouros de Foco de mosquito transmissor da Dengue,Chikungunya e Zika Vírus.
DEFESA CIVIL: Divulgação sonora aos moradores com sua viatura, através do radio de alerta.
Dias: 19 e 20/01/2016
Bairro: Rua Colatina
ACS: Trabalho Educativo e Orientação
ACE: Eliminação dos Criadouros e Focos
SECRETARIA DE OBRAS: Limpeza de terrenos baldios, Recolhimento de Entulhos e matérias de possíveis criadouros de Foco de mosquito transmissor da Dengue,Chikungunya e Zika Vírus.
DEFESA CIVIL: Divulgação sonora aos moradores com sua viatura, através do radio de alerta.
Dias: 27, 28 e 29/01/2016
Bairro:Altoé e Dom José Dalvit
ACS: Trabalho Educativo e Orientação
ACE: Eliminação dos Criadouros e Focos
SECRETARIA DE OBRAS: Limpeza de terrenos baldios, Recolhimento de Entulhos e matérias de possíveis criadouros de Foco de mosquito transmissor da Dengue,Chikungunya e Zika Vírus.
DEFESA CIVIL: Divulgação sonora aos moradores com sua viatura, através do radio de alerta.
Iconha Já no Embalo do Carnaval
Muitas novidades estão compondo a programação da III Edição do Pré-Carnaval de Iconha. A Prefeitura preparou dois dias de folia com muitas atividades, dentre elas Matinê e blocos carnavalescos vindos de Piúma e esse ano, também de Castelo (Bloco do Piru), além dos locais.
A abertura será na sexta-feira, 29 de janeiro, com a concentração do “bloco das cretinas” na Praça Central, às 19h. Logo em seguida, às 20h30, o “bloco do Piru” de Castelo, vai arrastar o desfile até em frente ao Ginásio de Esportes.
Mas, o destaque do sábado à noite, é a presença do tradicional “Bloco do Mé” de Piúma/ES que vai se apresentar em frente ao Ginásio de Esportes, a partir das 21h30.
“Nossa ideia é fazer uma festa para a família de Iconha. Festa tem que ter gente, por isso, queremos convidar todo mundo para se divertir, festejar e movimentar Iconha” fala o prefeito João Paganini.
Confira a programação:
29/01/2016 (Sexta-feira)
19h – Concentração do “Bloco das Cretinas” (Praça Central);
20h30 – Desfile do “Bloco das Cretinas” arrastado pelo tradicional Bloco do Piru de Castelo/ES (Saída da Praça Central).
30/01/2016 (Sábado)
17h00 – Matinê para as crianças com oficina de perna de pau e balão mania, tatuagem, pintura de cabelo, danças e coreografias (Praça Central);
19h – Concentração dos Blocos “Não Empurra Que É Pior” e “Severina Chita Chique” com Roda de Samba ‘‘Nóis’’ no Gole - Praça Central;
20h30 – Charanga de Carnaval com o Bloco da Banda (Saída da Praça Central);
21h30 – Tradicional “Bloco do Mé” de Piúma/ES (Em frente ao Ginásio de Esportes).
ArcelorMittal Cariacica-ES intensifica combate ao Aedes Aegypti
A ArcelorMittal Cariacica intensificou as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti dentro de suas instalações. A empresa está realizando campanhas de conscientização, elaborou material informativo, fez inspeção das instalações e aumentou a frequência de passagem do carro de fumacê contratado, que percorre duas vezes por semana, dentro da usina, para prevenir o surgimento de possíveis criadouros.
A empresa também fez palestra para empregados sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, aplicação de larvicida, verificação nas calhas e inspeção para levantamento de pontos críticos. Os empregados levaram para casa folders de orientação a serem compartilhados com familiares.
Também foram ampliadas as áreas de monitoramento do Programa 5S. Antes voltado para prédios e galpões, agora o monitoramento foi estendido às áreas externas. Um enfermeiro da Abeb (Associação Beneficente dos Empregados das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil) também percorre as áreas para esclarecer dúvidas dos empregados.
“São ações que fazemos todos os anos, mas que no final de 2015, com a decretação do estado emergência, intensificamos as medidas, com envolvimento das áreas de Segurança do Trabalho, Comunicação, Meio Ambiente, CIPA, Engenharia, Medicina do Trabalho e Abeb na execução de um planejamento conjunto”, explica o Gerente de RH, SGI e Sustentabilidade da ArcelorMittal Cariacica, Herik Marques.
Artesanato brasileiro participa da maior feira de decoração dos Estados Unidos
Pela 19ª vez, o Centro CAPE e a ECOARTS viabilizam a participação de peças produzidas por artistas populares do Brasil na New York Now. O evento será realizado entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, no Jacob K. JavitsConvention Center. A desvalorização do real e o aquecimento da economia dos Estados Unidos podem proporcionar bons negócios aos artesãos brasileiros.
A arte popular brasileira vai ocupar stand de 36 m2 e será representada por objetos de decoração e utilitários feitos em pedra sabão, cerâmica e porcelana, além de panelas de barro e luminárias feitas em madeira, aço e com o reaproveitamento de placas de computadores. A NY Now – Winter – 2016 acontece de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, em Nova York, no Jacob K. JavitsConvention Center.
De acordo com Tânia Machado, presidente do Centro CAPE e da Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA), o evento é uma ótima vitrine para o artesanato do Brasil e a desvalorização do real, somada ao aquecimento da economia dos Estados Unidos, faz com o que momento seja promissor às vendas para aquele país dos nossos produtos. Na última edição da feira, em agosto de 2015, o artesanato brasileiro movimentou US$ 88 mil em vendas imediatas e outros US$ 250 mil em negócios realizados até o final de 2015.