Por: Redação
Em novembro, logo após o terrível desastre com lama de rejeitos da Samarco Minieração, diversas organizações anunciaram o propósito de trabalhar para cooperar com a população da região para o retorno a normalidade, incluindo a recuperação da fauna, flora e lavouras. Algumas, agora já anunciam alguns resultados. É o caso daBrazilFoundationque selecionou quatro organizações da região do Rio Doce, em Minas Gerais, para receberem apoio financeiro em 2016 por meio do Fundo Minas. Em novembro de 2015, em solidariedade ao maior desastre ambiental da história do Brasil, a BrazilFoundation mobilizou a comunidade internacional e arrecadou US$ 30,000. No mês passado, nossa equipe visitou oito organizações na região afetada pela catástrofe e identificou grandes desafios, como a falta de qualidade da água e falta de oportunidade de trabalho e renda. Os recursos serão investidos em iniciativas socioambientais, concentrando esforços no apoio à população atingida.
Projetos apoiados:
AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Belo Horizonte e Mariana): acompanhamento e orientação à população ribeirinha diretamente atingida sobre seus direitos à plena reparação de perdas provocadas pelo rompimento da barragem em Mariana.
Cáritas Diocesana de Governador Valadares: ações em 7 municípios do Meio Rio Doce, incluindo engajamento cívico da população afetada na reivindicação de seus direitos, controle social e garantia de transparência nas negociações e elaboração de propostas junto a lideranças comunitárias para recuperação do Rio Doce.
Coletivo MICA – Mídia, Identidade, Cultura e Arte (Belo Horizonte e Mariana): oficinas com 100 estudantes de 9 escolas públicas de Mariana para instrumentalizá-los a compreender, refletir e comunicar suas necessidades e direitos enquanto cidadãos;
Instituto pelo Bem do Planeta (Governador Valadares): ação cultural de educação ambiental para incentivar 4.000 alunos do ensino básico e seus professores à realização de ações que gerem impacto positivo na recuperação do rio e matas ciliares, tornando-os agentes multiplicadores de boas praticas ambientais.
Também foi anunciado os beneficiados com o Prêmio de Inovação Comunitária que foi criado para financiar iniciativas informais que estão fora do radar das fundações por não serem formalizadas e para testar a ideia de que organizações financiadas podem ser financiadoras, estimulando assim o protagonismo local e criando um ecossistema que favoreça a criação de novas tecnologias sociais.
Para colocar a ideia em prática, a BrazilFoundation convidou 38 organizações que fazem parte da sua rede de líderes para atuarem como financiadoras e mentoras.
“Grande parte das inovações que temos observado hoje não se encaixam nos formatos que tradicionalmente têm acesso a financiamento: são movimentos, coletivos ou grupos informais”, diz Patrícia Lobaccaro, presidente e CEO da BrazilFoundation. “Estamos surpresos com a qualidade das propostas e com quanta coisa é possível fazer com relativamente pouco dinheiro.”
Recebemos 144 inscrições e anunciamos apoio a 70 iniciativas localizadas em 43 cidades de 20 estados brasileiro
Mais informações pelos contatos abaixo:
www.brazilfoundation.org
Rio de Janeiro +55 (21) 2532 3029
New York +1 (212) 244 3663