Com o objetivo de orientar sobre as mudanças decorrentes da adolescência, o Centro de Promoção da Saúde da ArcelorMittal Cariacica realiza a Oficina Adolescer, dirigida a filhos de empregados com idade entre 11 e 15 anos. O encontro aborda as transformações física e psicológica vivida nessa fase. Além de quatro encontros temáticos por ano, com dinâmicas de grupo, o programa de acompanhamento dos adolescentes realiza consultas periódicas com psicólogo e pediatra.
Em 2015, os encontros tiveram como temas bullying, relacionamento entre pais e filhos, escolha da profissão e comportamento na era digital. Para conduzir o próximo, com o tema adolescência, foram convidadas a pediatra Juliana Zanotelli Hoffman e a psicóloga Marcela Abaurre.
“Da infância para a puberdade ocorrem importantes mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e afetivas. Essas mudanças vêm acompanhadas de representações sociais sobre o período adolescência, tempo de deixar o corpo infantil e assumir um corpo que se prepara para a vida adulta. Nesse processo, permeado de conflitos, o adolescente passa pelo desafio de experimentar as transformações do corpo, construir a própria identidade, criar laços para além da família e fazer escolhas”, ressaltou a psicóloga Marcela Abaurre.
Para a pediatra Juliana Zanotelli Hoffman, o programa é um aliados das famílias, no sentido de que cuida da saúde dos adolescentes e mostra para os jovens que eles também têm responsabilidade sobre o seu bem-estar físico e psicológico. “O acompanhamento do programa contribui para diminuir as vulnerabilidades à saúde, orientando os adolescentes para aspectos relacionados à saúde sexual e reprodutiva e também sobrepeso e obesidade na adolescência”.
Mais informações:
Contatus Comunicação – Jackeline Gama e Rita Diascanio – (27) 3089-4100
ArcelorMittal Cariacica – Paloma Moreno – (27) 3246-6252