Academia, faculdade popular, curso de porteiro e transformação de lixões em praças, é possível, fazer, mas voluntariamente é uma novidade na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, no Brasil, mais precisamente concentrado no bairro de Santa Martha, na Capital Capixaba. Para ter acesso a todos esses serviços e outros sem pagar nada, basta ficar atento aos serviços oferecidos, pelas iniciativas do presidente do Projeto Faculdade Popular de Vitória, Leonil Dias.
O atendimento oferecido pelo projeto é voltado apenas para moradores de Vitória.
Os benefícios são abertos ao público, mas a prioridade é para pessoas de origem popular. Os trabalhos geralmente são realizados por pessoas voluntárias e que não se importam com o horário ou dia da semana, estão sempre a disposição do Projeto. Na última terça-feira, dia 21, Leonil fez uma reunião com os colaboradores na sede do projeto no bairro de Santa Martha, uma terça-feira á noite e não houve lugar para tanta gente. Isso demonstra o desempenho leal do projeto com as comunidades da Capital.
O último curso oferecido pelo projeto foi de porteiros e para surpresa de todos, mais de 200 pessoas se inscreveram e foram agraciadas com o curso e já estão aptas para exercerem as suas funções. “Eu, a cada dia que passo, em primeiro lugar agradeço aquele homem lá de cima, eu me sinto cada vez mais feliz com os resultados desse projeto. Aqui é tudo na base da solidariedade, não há governos federal, estadual ou municipal aqui, são todos os meus amigos, que nunca me abandonam”, disse Leonil.
O que oferece
O Projeto Faculdade Popular oferece, tudo gratuito, informática para jovens e para a melhor idade, jiu-jitsu, balé, zumba, preparatório para o Enem, ginástica ritma, atendimento ao cliente, ginástica labiral, curso de porteiro, atendimento ao dia, excelência de atendimento, curso de violão, psicopedagogo, atendimento jurídico, entre outros cursos.
Uma das especialidades do Projeto é o de transformar terrenos baldios e lixões em praças. O local cheio de matos e usado como lixão, em pouco tempo se transforma em uma praça com parquinho, campo de futebol soçaite com iluminação e bancos.
Foto de Fábio Furtado