Por: Redação*
Nove jovens com menos de 21 anos e provenientes de diferentes unidades da Federação (BA, CE, DF, ES, MA, PE, RN, SE e SC) serão desafiados a apresentar suas habilidades em Serviço de Restaurante. Depois de terem passado por processos seletivos em seus estados, eles participam da terceira etapa das Competições Senac de Educação Profissional, nos dias 28 de novembro a 2 de dezembro, no Hotel Ilha do Boi, empresa pedagógica do Senac, em Vitória, no Estado do Espírito Santo, no Brasil.
Os competidores são alunos e ex-alunos do Senac, capacitados para acolher o cliente e oferecer serviços de comida e bebida em hotéis, bistrôs, restaurantes e eventos. Uma ocupação que oferece vasta oportunidades de trabalho em grandes, pequenos e médios estabelecimentos.
Durante a prova, os jovens serão avaliados na apresentação de técnicas de Bar e de serviços de Jantar Casual, Banquete e Jantar Fino. As atividades priorizam a apresentação pessoal; gestão e organização do trabalho; comunicação e atendimento ao cliente; familiarização e identificação de bebidas alcóolicas e não alcóolicas; serviços realizados no guéridon; preparação de coquetéis, entre outras características.
Os competidores que obtiverem o primeiro e o segundo lugares participarão de uma etapa seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na próxima WorldSkills. Prevista para se realizar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017, essa é a maior competição de educação profissional, reconhecida mundialmente, com a participação de mais de 60 países.
Lançadas no ano em que o Senac completa 70 anos, as Competições Senac de Educação Profissional consistem em quatro provas em diferentes estados. A de Cabeleireiro ocorreu nos dias 7 a 11 de novembro, no Rio Mar Shopping Fortaleza (CE); e a de Cuidados da Saúde e Apoio Social, nos dias 21 a 25 de novembro, no Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre (RS).
Após a prova de Serviço de Restaurante, as Competições Senac seguem para Blumenau para a realização da etapa Cozinha, que conta com 10 competidores dos seguintes estados: AM, BA, CE, DF, MA, PB, PR, RN, RS e SC. A prova será na Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau (SC), de 4 a 8 de dezembro.
Senac em competições
As Competições Senac de Educação Profissional são resultado da experiência da Instituição em torneio nacionais e internacionais, como a WorldSkills, na qual participou em quatro edições (2009, 2011, 2013,2015). Na última, realizada no Brasil, em 2015, o Senac subiu ao pódio em duas modalidades e recebeu três certificados de excelência, contribuindo para que o Brasil obtivesse o primeiro lugar no ranking geral na WorldSkills 2015.
Para além dessa experiência, desde sua origem, o Senac organiza provas, torneios e concursos de conhecimentos teóricos e técnicos entre os alunos, a fim de difundir a educação profissional para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Registra-se, a partir de 1948, a realização de Torneios Culturais em quase todos os estados.
Nesses eventos, alunos e professores vencedores ganhavam bolsas de estudos, livros e viagens enquanto as escolas mais bem classificadas eram premiadas com equipamentos para fomentar a prática das atividades.
Além de refletir as competências e os atributos dos alunos mais talentosos do setor, desafiando-os a resolver situações de trabalho específicas de sua área de atuação, as competições estimulam o participante a adquirir maior comprometimento com a qualidade do seu trabalho e, ainda, desenvolver uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional.
De acordo com Cesar Falcão, docente do Senac e avaliador da prova de Serviços de Restaurante a participação na competição significa a porta de entrada para o mercado trabalho e pode ser a maior premiação, independentemente da sua posição no pódio. “Os alunos competidores são inseridos nas empresas com muita facilidade, pois se colocam em evidencia e adquirem muito conhecimento ao se prepararem para competir”.
Mais não só o mercado oferece oportunidades. O próprio Senac aproveita a expertise do participante, contratando-o como instrutor da Instituição. Foi o caso dos competidores Hemilton Herverton (de 2010), Henrique Reimão (de 2014) e Andeson Almeida (2015). “ A estrutura de avaliação da competição é bastante criteriosa e eles levaram para a sala de aula muitos desses processos de avaliação ”- explica Cesar.
Por outro lado, ao apresentar as habilidades dos alunos em diversas áreas de atuação, as competições nacionais e internacionais dão a devida visibilidade à marca Senac, mostrando que o ensino ofertado à sociedade está sempre atualizado e alinhado às exigências das empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviço e Turismo.
Competições Senac de Educação Profissional de Serviço de Restaurante
Data: 28 a 2 de dezembro
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Realização: Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Apoio: Departamento Regional do Espírito Santo
Senac redessociais@comuniquese2.com.br