Por: Redação*
As boas práticas de gestão da Unimed Sul Capixaba serão modelos para cooperativas de todo o Brasil. A operadora teve duas de suas iniciativas selecionadas para fazer parte do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança 2016 do Sistema OCB Nacional, que reúne os melhores procedimentos de gestão em cooperativas do Brasil.
A Unimed Sul Capixaba foi escolhida com os projetos Modelo Conceitual de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) e Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento. Ambos relacionados na categoria Pessoas.
O Modelo Conceitual de Levantamento de Necessidades de Treinamento foi iniciado em 2003, para identificar as necessidades individuais e globais de treinamento, desenvolvimento e atualização, por competência, dos profissionais da Unimed Sul Capixaba. Desde então, anualmente, o setor de Recursos Humanos da cooperativa identifica, juntamente com os gestores e os colaboradores de cada área, as necessidades de treinamento, visando o melhor atendimento aos clientes.
O resultado desse levantamento gera um Plano de Desenvolvimento Individual e Plano Anual de Capacitações, que tem sua eficácia avaliada ao final de cada ciclo. “Este programa contribui para a valorização e desenvolvimento dos colaboradores, a melhoria nos processos e a retenção de talentos”, destaca o vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, o médico Gil Gonçalves Azeredo.
O segundo projeto selecionado, o Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento, é voltado para a equipe de vendas da cooperativa, consultores internos, consultores de vendas externos, corretoras e analistas de Relacionamento Empresarial.
“Trata-se de uma competitividade sadia, com uma sistemática de medição que permite às equipes serem avaliadas e beneficiadas, conforme sua produtividade, eficácia na conclusão de novos negócios e capacidade de agregar produtos e serviços aos clientes já estabelecidos”, explica o vice-presidente.
A Unimed Sul Capixaba ainda disponibiliza um link específico para o acompanhamento do programa, com alimentação de ranking, indicadores e prêmios disponíveis aos vencedores, de acordo com a sua pontuação. “Desde que foi implantado, em 2014, o Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento registrou aumento nas vendas e a motivação dos colaboradores envolvidos”, afirma Gil Gonçalves. E completa:
“O Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança compreende as melhores iniciativas de cooperativas de diversos ramos em todo o Brasil. Estar entre elas é gratificante e um grande reconhecimento, pois nossas práticas podem, agora, ser replicadas para fortalecer o sistema cooperativista”, finaliza.