Da: Redação*
Todas as sextas feiras e sábados pela manhã, um grupo de voluntários estaciona os carros no CEASA, em Cariacica/ES, e em busca de doações. Eles recolhem alimentos que seriam descartados porque não estão bonitos para a venda, mas ainda estão bons para o consumo. A ideia é reaproveitar os produtos para alimentar famílias carentes.
Na própria sexta feira, parte desta arrecadação é entregue em um orfanato, chamado Casa da Tia Loura, que atende crianças em situação de risco. A outra parte alimenta 500 crianças da Comunidade 23 de maio, em Terra Vermelha, na Noite da Sopa, ainda na sexta feira; e um terceiro grupo também é beneficiado: Nas noites de terça feira cerca de 100 pessoas, acompanhantes de pacientes internados em hospitais da Grande Vitória, recebem sopa quentinha.
Os voluntários que preparam a sopa de terça feira, começam a se reunir por volta das 17h. Muitos vão direto do trabalho e iniciam o segundo turno de atividades, que só termina depois que a sopa é entregue nas portas dos hospitais Bezerra de Farias e PA da Glória. “Muitas pessoas precisam acompanhar os familiares e não têm como se alimentar, e hoje já esperam a nossa chegada. Somos doze voluntários fixos na terça feira, mas há outros sazonais, ou que também fazem parte do projeto com outras atividades: por exemplo um voluntário que nos cede a câmera fria para armazenar os alimentos até que sejam preparados e distribuídos”, explica Junior Paiva, coordenador do projeto.
A quarta-feira, 9 de agosto, mais uma vez será lembrada como o Dia de Conscientização do Combate à Fome e à Miséria. Para Junior Paiva, que também participa do projeto Mutirão de Natal, a sociedade precisa abrir os olhos para os dois lados: Há muita gente passando fome, e há também muito alimento sendo jogado fora. “No meio estamos nós, que podemos ser ponte para melhorar a vida de quem precisa e cuidar do planeta. E no fundo, os maiores beneficiados ainda somos nós, que encontramos razão para a nossa existência, através do sorriso de uma criança ou de uma mãe, que passou o dia todo ao lado do leito de um filho, com fome”, conclui.
Mais informações com Francis Matos – (27)99621-1522