Da: Redação*
O jornalismo e sua função mediadora estão em xeque. Essa é a conclusão do projeto que aponta os rumos do jornalismo brasileiro para 2019, parceria realizada pelo Farol Jornalismo e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) pelo terceiro ano consecutivo. O especial O jornalismo no Brasil em 2019, que reúne dez artigos sobre temas como colaboração, diversidade e reencontro com a audiência, está disponível gratuitamente no Medium e pode ser acessado em jornalismonobrasilem2019.com.
Tal cenário, advindo da polarização que dominou os anos recentes da política nacional e em particular o período eleitoral de 2018, colocou em evidência atores políticos que apresentaram a "verdade" que mais lhes convinha, reforçando as crenças de seus seguidores. Tudo isso, na maior parte das vezes, prescindindo do jornalismo. Mas como fazer para que as pessoas continuem crendo no trabalho da imprensa e na sua importância para a democracia?
Essa é a pergunta a que os 10 autores convidados, ao projetarem o ano que se avizinha, acabam por tentar responder. Há muitos desafios a serem enfrentados, mas o futuro aponta para a colaboração, como se viu em iniciativas como o Projeto Comprova, coalizão de 24 veículos formada para verificar notícias sem autoria referente às eleições de 2018. No entanto, o editor do Comprova, Sérgio Lüdtke, diz que não basta apenas produzir conteúdo de qualidade: será preciso fiscalizar políticas públicas e ativistas digitais de maneira aberta e transparente. A pesquisadora Rosane Borges também aposta na transparência para o desafio imposto pela desintermediação.
Entre os artigos reunidos no estudo, está o da jornalista e pesquisadora Sílvia Lisboa, que afirma: não basta um veículo dizer que tem credibilidade; é preciso que a audiência perceba e aceite essa credibilidade. Esse novo contrato com a sociedade passa por um esforço maior de conhecer o público. Segundo a pesquisadora Cláudia Nonato, é necessário compreender o que espera parte da população brasileira que votou em Jair Bolsonaro.
Já a jornalista e pesquisadora Taís Seibt sugere a adoção de formatos que conversem melhor com os ambientes nos quais o brasileiro costuma se informar, o que inclui as redes sociais e o WhatsApp. A diversidade é outro caminho apontado para o jornalismo no Brasil no próximo ano, como forma de garantir a pluralidade na cobertura. O pesquisador Gean Gonçalves sinaliza a possibilidade de as redações adotarem editores de gênero, seguindo o exemplo de El País e New York Times.
O jornalismo local e o praticado na região amazônica também foram temas abordados pelo projeto. Sérgio Spagnuolo, editor do Volt Data Lab e coordenador do projeto Atlas da Notícia, que mapeou os desertos de notícias no Brasil em 2018, escreveu que, em todo o país, o jornalismo local sofre com modelos de negócio quebrados que inviabilizam a inovação. Já a jornalista Elaíze Farias chama a atenção para as dificuldades de fazer uma cobertura na região norte que deixe de lado estereótipos e abrace a complexidade local.
Segundo Patrícia Gomes, diretora de produtos no JOTA, olhar para os dados gerados pelos usuários e adaptar os produtos jornalísticos ao comportamento de quem os consome pode ser uma das saídas para restabelecer a relação de confiança. Já Guilherme Amado, repórter de O Globo e da Época, aponta para um reencontro do jornalismo com seu público como forma de devolver-lhe a credibilidade.
Seja como for, o jornalismo deve encontrar caminhos para lidar com as novas dinâmicas que influenciam tanto o modelo de negócios, como o relacionamento com os diversos públicos que consomem notícias.
Texto de apresentação
Jornalismo enfrentará agravamento da desintermediação e credibilidade em baixa
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/jornalismo-enfrentar%C3%A1-agravamento-da-desintermedia%C3%A7%C3%A3o-e-credibilidade-em-baixa-96e4bc8c7e19
Textos dos autores convidados
Desintermediação desafiará jornalismo político na defesa do interesse público
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/os-desafios-da-cobertura-pol%C3%ADtica-no-futuro-pr%C3%B3ximo-468b3a9225c5
Jornalismo na Amazônia precisa combater subserviência que normatiza devastação
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/jornalismo-na-amaz%C3%B4nia-precisa-combater-a-subservi%C3%AAncia-que-normatiza-devasta%C3%A7%C3%A3o-ambiental-42acb2bbe462
O jornalismo precisa ser mais transparente para recuperar a credibilidade
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/o-jornalismo-precisa-ser-mais-transparente-para-recuperar-a-credibilidade-375de0967d79
Nas periferias, jornalismo precisará rever estratégias para acolher seu público
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/nas-periferias-jornalismo-precisar%C3%A1-rever-estrat%C3%A9gias-para-acolher-seu-p%C3%BAblico-4d1e8b81983c
Combate à desinformação exigirá jornalismo mais transparente e atento a ativistas e plataformas digitais
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/combate-%C3%A0-desinforma%C3%A7%C3%A3o-exigir%C3%A1-jornalismo-mais-transparente-e-atento-a-ativistas-e-plataformas-ebdf6e71188f
Carente de inovações, jornalismo local precisa se modernizar para sobreviver
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/pouco-tocado-por-inova%C3%A7%C3%B5es-jornalismo-local-precisa-se-modernizar-6af5066d14f6
Em 2019, o fact-checking vai precisar se “abrasileirar” para seguir relevante
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/em-2019-o-fact-checking-vai-precisar-se-abrasileirar-para-seguir-relevante-54e07623c7a7
Para garantir jornalismo plural, abordagem de gênero precisará de estratégias claras
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/abordagem-de-g%C3%AAnero-precisar%C3%A1-de-estrat%C3%A9gias-claras-para-garantir-jornalismo-plural-c2354d2bf931
Após surgir como diferencial, colaboração no jornalismo deve se fortalecer em 2019
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/ap%C3%B3s-emergir-como-diferencial-competitivo-colabora%C3%A7%C3%A3o-no-jornalismo-deve-se-fortalecer-em-2019-e45e11af7843
É hora de mudar a experiência do usuário e repensar os negócios usando dados
https://medium.com/o-jornalismo-no-brasil-em-2019/journalytics-a-hora-de-usar-dados-para-mudar-a-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-e-repensar-os-neg%C3%B3cios-5f971187957