O Jornal Estado do Espírito Santo veiculado no dia 15/05/1900, publicou a reportagem da inauguração da estação de Marechal Floriano ocorrida no dia 13 de maio de 1900, pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data a vila do Braço sul, passou a ser conhecida como Estação de Marechal Floriano.
A partir da sua inauguração a estação passou a integrar o meio de transporte para os moradores da regiao que seguiam com destinos a Vitória ou Rio de Janeiro, contribuindo com o proresso daquela regiao. Após sua inauguraçao Marechal Floriano passou a fazer parte da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e a receber visitas ilustres do Espírito Santo e do Governo Federal, como ministro do Interior, Lauro Müller em 1904.
A ferrovia que a estaçao de Marechal Floriano faz parte da chamada "linha do litoral" que foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Atualmente a estação de Marechal Floriano que está em bom estado e serve como secretaria municipal de cultura e turismo; os cargueiros da FCA ainda passam por ela.
A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mantém uma estrutura no local para atender os turistas e sempre promove eventos para os moradores e visitantes da cidade.
Integrante da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, a Estação Ferroviária de Araguaya resiste para contar uma história dos tempos áureos da ferrovia brasileira. O lugar recebe turista que vão para conhecer a história do lugar, já que no interior da estação funciona um pequeno museu. Ao visitar o centro da cidade também não devemos esquecer da Casa da Cultura Clara Luiza Hulle Pereira que fica na antiga Estação Ferroviária da cidade.
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretario(a): Maria Goretti Pereira Pinto
Telefone: 27 3288 1419
Endereço: Praça José Henrique Pereira, 10, sobreloja A+, Centro, Marechal Floriano, ES. CEP 29255-000
Email: turismo@marechalfloriano.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 8h30min às 11h30min e de 12h30min às 17h30