1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Desafios e Oportunidades Para Cuidadores de Idosos

enviar por email

31/07/2019

Da Divulgação Central Nacional Unimed 

São Paulo, 29 de julho de 2019 – Há um ano e quatro meses, a administradora de empresas Cibele da Costa, 55 anos, dedica seu tempo para cuidar da mãe que sofre de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Porém, com a evolução de sua condição de saúde, ela precisou de conhecimentos mais específicos, como o manuseio de equipamentos hospitalares, e optou por fazer um curso de cuidador de idosos. “Eu já cuidava de mamãe há algum tempo, mas senti que precisava entender melhor meu papel como cuidadora”, afirmou Cibele.

Com o curso, ela teve contato tanto com informações mais básicas e rotineiras, como cuidados com a higiene e dieta do paciente, quanto com as doenças mais comuns que acometem os idosos. Foi assim que desconfiou que a confusão mental da mãe podia ser algo mais grave. E realmente era, uma vez que ela sofria com retenção de CO2.  

Cibele não é a única buscando essa capacitação. Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2017, o número de profissionais da área saltou de 5.263 para 34.051. E o mercado possui potencial de expansão, visto que a previsão do IBGE é de que o número de idosos chegará a 38,5 milhões (17,4% do total de habitantes) em dez anos.

Para Cibele, o curso não contribui somente para a capacitação profissional, sendo interessante para qualquer pessoa, principalmente aquelas que possuem algum familiar que necessite desse tipo de assistência, “um dos maiores benefícios das aulas foi ganhar mais segurança para entender se os procedimentos realizados pelas enfermeiras do home care estavam corretos” completou a Cibele.  

Desde 2014, a Central Nacional Unimed oferece um curso gratuito de cuidador de idosos e neste ano conta com o apoio do Senac. “O curso se insere no programa Unimed Ativa, que tem como principal objetivo garantir maior qualidade de vida na velhice. Foi um caminho para oferecer cuidadores bem capacitados para lidar com as mais diversas demandas de seus pacientes”, afirma Kátia Okumura, superintendente de Comunicação, Eventos e Sustentabilidade da cooperativa.

Cuidando de Quem Cuida - Outro fator que merece atenção é o nível de sobrecarga e stress dos cuidadores, especialmente aqueles que exercem a função informalmente, ou seja, sem remuneração, como o caso de Cibele que cuida de sua mãe. Segundo pesquisas de Matthew A. Andersson, professor de sociologia da Universidade Baylor (EUA), cerca de 40% dos cuidadores informais estudados destinavam 10 horas de seu dia para cuidar de idosos. Além disso, mais de metade relatou que essa responsabilidade impactava de forma moderada ou grave sua rotina, muitos têm que pedir licenças no trabalho para poder se dedicar integralmente ao papel de cuidador, por exemplo.  

“O cuidado com o idoso vai muito além do atendimento médico propriamente dito. Temos que levar em consideração uma série de fatores. A dinâmica familiar e o bem-estar do cuidador são alguns deles, por isso desenvolvemos o programa “Cuidando de Quem Cuida”, afirma Abrão Nohra, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed.

O programa teve início em 2018 e começou mapeando os pacientes da cooperativa que utilizavam o serviço de Home Care e seus cuidadores, tanto formais quanto informais. Esses são avaliados pela Escala de Zarit, instrumento que avalia o nível de sobrecarga do cuidador. Aqueles que apresentam níveis de moderados a altos são submetidos a uma nova avaliação com a Escada Hads, que ajuda a determinar o risco para o desenvolvimento de depressão e ansiedade. A partir dos resultados obtidos, há um acompanhamento individual do cuidador por meio de visitas presenciais e por telefone, assim como sessões de terapia semanais.

Curso de cuidadores

Além de São Paulo, os cursos são realizados em Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Cascavel, Porto Alegre, Goiânia, Curvelo, Salvador, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, São Luís e Vitória. 
Os interessados podem ser inscrever no curso pelo link: https://www.centralnacionalunimed.com.br/unimedativa
 
Os interessados devem ficar atentos às datas em Vitória: 17/08/2019, 23/08 a 14/09, 19/07 a 09/08, 21/09/2019, 19/10/2019 e  14/09 a 27/09.
Em Cachoeiro do Itapemirim: 14/09 a 27/09 e 05/10/2019.
 
Sobre a Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.   
  Mais informações:
 Assessoria de Imprensa
  Adriana David / Jaqueline Cortes 
Central Nacional Unimed
11 3330-3829 ou 11 3330-3830 
cnuimprensa@inpresspni.com.br
  

Os Desafios e as Oportunidades do Descomissionamento Offshore

Estágio essencial e estratégico na indústria de óleo e gás, fase pode proporcionar uma plataforma ideal para a adoção de tecnologias...


Porandubas Políticas

I.N.R.I. - Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum...


ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização...