*Da: Redação
A partir do dia 16 de novembro, Vitória, no Espírito Santo, no Brasil, vai contar com um escritório consular italiano onde será possível realizar serviços como pedidos de passaporte e solicitação de cidadania. A informação foi divulgada na última segunda-feira (27) pelo Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro. O escritório consular vai funcionar na Rua Clóvis Machado 176, sala 308, na Enseada do Suá. Os horários de atendimento serão:
Às segundas-feiras, das 9h às 13h
de terça a sexta, das 9h às 13h e das 4h às 16h
e-mail: riodejaneiro.vitoria@esteri.it
Devido à pandemia, os atendimento só serão feitos com horário marcado.
No que diz respeito especificamente aos pedidos de emissão de passaportes, cujos livretos continuarão a ser impressos no Consulado-Geral do Rio de Janeiro, o atendimento será confirmado por telefone, ou por e-mail, levando em conta a ordem cronológica na lista de espera.
Além dos procedimentos para obtenção do passaporte, o Escritório Consular poderá também oferecer os seguintes serviços: guarda e atualização do Cadastro Consular (AIRE), certificações, atestados, cópias autenticadas, e também documentos provisórios de viagem.
Em relação às transcrições de certidões de estado civil, os interessados devem continuar enviando a documentação por correio, diretamente ao Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, no endereço Avenida Presidente Antônio Carlos, 40.
O Vice-Consulado Honorário em Vitória, localizado na Praia do Suá, continuará prestando exclusivamente atividades de assistência aos cidadãos italianos que se encontrem em dificuldades e informações ao público.
A Casa d’Italia do Espírito Santo foi quem anunciou que o Governo do Estado do Espírito Santo recebeu o aval do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para a instalação do Escritório Consular da Itália em Vitória.
Segundo a publicação, o documento, que foi encaminhado pelo Itamaraty no dia 7 de janeiro deste ano, é uma demonstração os procedimentos burocráticos foram tomados pela Itália para a abertura.
Ainda segundo a Casa d’Italia, o Cônsul da Itália no Rio de Janeiro Paolo Miraglia Del Giudice já esteve em Vitória para discutir sobre os procedimentos iniciais da substituição do atual Consulado Honorário para Agência Consular. Veja a publicação abaixo.
A instalação da unidade no Espírito Santo vai facilitar a logística para quem precisa solicitar visto ou reconhecer a cidadania italiana. Previsão é de que fique pronta em até um ano.
"Agência consular é uma representação do governo da Itália. É uma unidade independente, como se fosse um consulado. Ela só não tem o nome de consulado porque nós não temos aqui a figura do cônsul, mas teremos um representante do Ministério das Relações Exteriores da Itália aqui, além de outros servidores que estarão trabalhando", explicou Cilmar Franceschetto, da Casa d’Italia.
Além dos pedidos de reconhecimento de cidadania e de visto, capixabas também vão poder tirar no local passaporte italiano, fazer a atualização do registro civil, solicitar aposentadoria e outros serviços.
"Isso é uma grande conquista para os capixabas e para a comunidade ítalo-capixaba. Desde a década de 90 a gente vem lutando por isso e agora essa conquista é fruto de diversos atores, desde o embaixador até o governador Renato Casagrande", disse Colmar.
A estrutura no Espírito Santo tem função estratégica, pois o estado tem a maior colônia italiana do Brasil em proporção com a população. Atualmente, para solicitar algum tipo de serviço, as pessoas precisam viajar para o Rio de Janeiro.
"Existe uma demanda muito grande aqui por serviços para a cidadania italiana, pois temos de 60% a 70% de descendentes de italianos no Espírito Santo. Agora, quando a agência começar a funcionar, poderemos fazer tudo aqui", concluiu Cilmar Franceschetto.