Da redação
Morreu na manhã da última quinta-feira (18), por volta das 8h40, o empresário e professor Pergentino de Vasconcellos, aos 96 anos, na cidade de Colatina, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. Ele teve uma infecção no trato biliar, foi internado no Hospital Maternidade São José (HMSJ), em Colatina, e passou por uma cirurgia, na última segunda-feira (15), mas não resistiu.
Pergentino de Vasconcellos nasceu no dia 26 de agosto de 1925 e foi um dos pioneiros na área do ensino superior nas regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, ao fundar o Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), em 1966, em Colatina. Na cidade, também fundou a Casa do Menino, que acolhe e oferece educação para crianças em vulnerabilidade, e o Hospital Maternidade São José.
Pergentino era casado comIlariaRossi Vasconcellos com quem teve uma união de 72 anos. O empresário deixa os filhos Pergentino de Vasconcellos Junior e Maria José Rossi de Vasconcellos, além de 10 netos e 16 bisnetos.
A morte foi lamentada também no mundo político. O deputado estadual Renzo Vasconcellos (Progressistas) é neto de Pergentino e fez uma publicação em uma rede social pela memória do avô.
O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) lamentou a morte do empresário e o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o deputado Erick Musso, também expressou pesar pelo falecimento do empresário.
O velório foi realizado na Arena Cultural do Unesc, no bairro Honório Fraga e o sepultamento aconteceu no cemitério de São Vicente, no bairro de São Vicente, em Colatina.