1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

ArcelorMittal Inicia Operação Inédita de Transporte de Bobinas de Aço com Caminhão 100% elétrico

enviar por email

25/10/2024

 
ArcelorMittal inicia operação inédita de transporte de bobinas de aço com caminhão 100% elétrico
 
Ainda este ano, empresa deve implementar mais quatro caminhões na frota e avançar na sua estratégia de descarbonização das operações
 
Com o objetivo de reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico em sua operação.
 
Com a operação, a ArcelorMittal torna-se pioneira no Brasil no uso de caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço. O veículo, o primeiro caminhão elétrico da Volvo em Santa Catarina, tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores
 
Juntos, estes veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissão anuais.
 
Estão previstas na operação rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, Santa Catarina.
 
A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética de suas operações logísticas surgiu no final de 2023. A ArcelorMittal é uma referência por suas boas práticas sustentáveis na área logística, inclusive com certificação do Programa de Logistica Verde Brasil por ter a sustentabilidade como um valor em suas operações, devido a aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atender alguns destinos.
 
Os testes com um caminhão 100% elétrico iniciaram em janeiro deste ano. O percurso de 488 quilômetros, incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega, onde constataram que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.
 
Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias. A ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço brasileira a testar um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância.
 
Segundo Eduardo Crescente Raya, Diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional. “O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, avalia Raya.
 
ArcelorMittal tem meta global de ser carbono neutro até 2050
 
O Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo. No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.
 
Sobre a ArcelorMittal - A ArcelorMittal é a maior produtora de aço no Brasil e líder mundial. Opera na produção de aços no País, com capacidade instalada superior a 15,5 milhões de toneladas/ano. Com unidades industriais em oito estados, emprega 20 mil pessoas diretamente. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
 
ArcelorMittal em Santa Catarina - Em Santa Catarina, a ArcelorMittal mantém sua operação há 21 anos, em São Francisco do Sul. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. Em 2024, está sendo concluída a maior obra de expansão da história da ArcelorMittal em SC, que permitirá a evolução na qualidade dos produtos já entregues pela unidade e a inclusão de novas soluções ao portfólio. O investimento é de R$ 1,9 bilhão de reais.

Quais Foram as Últimas Palavras Mais Tristes da História?

Atleta negro americano e corredor alemão foram amigos na II Guerra e para sempre...


Livro Denuncia Ambiente Tóxico Nas Grandes Corporações

‘A Náusea Corporativa’, de L. Gunther, faz críticas à cultura empresarial por trás do glamour corporativo...


História de Maria Carmem uma Negra e Pobre

Ela nasceu em 1918. Nasceu mulher, negra e pobre. Foi batizada como mais uma Maria..