1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Programas ambientais da ArcelorMittal Cariacica

enviar por email

28/12/2015

      A ArcelorMittal Cariacica apresentou o balanço de suas atividades voltadas para a área ambiental em 2015. Por meio dos programas Germinar de Educação Ambiental e Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (Pamma), a usina promoveu ações que sensibilizaram mais de 12.000 pessoas, entre estudantes, educadores e comunidades de bairros de Cariacica, em relação às questões ambientais.  

O Programa Germinar de Educação Ambiental, através do projeto AlmaArte, atuou em seis Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) de Cariacica, desenvolvendo ações com temáticas humanistas e enfoque na ética, nos valores e na sustentabilidade por meio da música.  

Por meio do livro/CD AlmanArt, o projeto despertou reflexões sobre violência, degradação dos valores humanos, descuidos com a natureza, destino dado aos resíduos, entre outros, nos estudantes dos CEMEIs Cecília Meireles, Dom José Mauro Bastos, Geraldo Menegucci, Larissa Pereira Batista, TarcílioMontanari e Vinícius de Moraes. 

“A música pode ser um excelente recurso para o fomento da aprendizagem na escola, por meio da formação estética-cultural de seus alunos e professores, servindo também para a reflexão crítica da sociedade em que vivemos”, destaca Flávio Vezzoni, co-autor do projeto AlmanArt.

Já a diretora do CEMEI Cecília Meireles, Márcia de Almeida, afirma que houve uma melhora significativa nas ações dos professores e na mudança de hábitos dos alunos após o projeto. “Eles conseguiram assimilar temas pertinentes à nossa qualidade de vida, e o melhor, o respeito com o outro. Até hoje cantam as músicas, o que é muito gratificante”, diz. 

Dentre as ações do Programa Germinar de Educação Ambiental, também foram realizadas palestras sobre educação ambiental para empregados da ArcelorMittal Cariacica, oficina de contação de histórias para educadores da rede municipal de ensino do município e campanhas nas comunidades do entorno da usina.

Uma das campanhas desenvolvidas foi o Circuito Ambiental do Conhecimento 2015, ocorrido durante o Dia do Voluntário – Dia V, no bairro Sotelândia. Nesse dia, a empresa comandou uma série de atividades no bairro, com orientações sobre bons hábitos de educação ambiental, descarte correto de resíduos, uso sustentável da água, prevenção de doenças, entre outros assuntos. O evento contou ainda com teatro, artesanato, jogos e brincadeiras para o público.
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...