1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Começa Amanhã, 7º Congresso Brasileiro de Cimento em São Paulo

enviar por email

20/06/2016

Por: Redação*

O 7º Congresso Brasileiro do Cimento - 7º CBCi, começa amanhã dia 20 e se encerra na próxima quarta-feira. O evento reunirá profissionais ligados ao setor cimenteiro do Brasil e dos países da África, da Oceania, Ásia e das Américas do Norte, Central e do Sul, para trocar experiências, a partir de boas praticas, tendências e iniciativas globais. Evento traz tendências mundiais e debaterá os principais temas da indústria de cimento.  


O 7º CBCi terá uma área de exposição técnica com 33 fornecedores da indústria distribuídos em uma área total de 546 metros quadrados, um programa com cerca de 60 palestras, 11 delas “conferências especiais” de especialistas nacionais e internacionais, mais 19 apresentações técnico promocionais, além da exposição de 17 trabalhos da sessão pôster;

De acordo com o diretor de Comunicação da ABCP, engenheiro Hugo Rodrigues, o evento visa apresentar as inovações relacionadas à competitividade, sustentabilidade, normalização e qualidade do cimento.  Segundo ele, um dos focos do evento este ano é o Mapeamento Tecnológico do Cimento (Roadmap Brasil).

Este mapeamento é uma parceria da indústria do cimento do Brasil com a Agência Internacional de Energia (IEA), o Conselho Empresarial Mundial de Desenvolvimento Sustentável (WBCSD/CSI) e a Corporação Financeira Internacional (IFC/Banco Mundial). Conta com a coordenação técnica do professor José Goldemberg (ex-ministro de Educação e ex-secretário de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia) e com a Coordenação Geral do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), bem como com a participação de renomadas universidades e centros de pesquisa brasileiros.

O projeto visa mapear atuais e potenciais tecnologias que contribuam para a redução do consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa pela indústria do cimento, atendendo à viabilidade econômica e às políticas públicas relacionadas ao tema tendo como horizonte o ano de 2050. O estudo completo deve ficar pronto no primeiro semestre de 2017.
 
Na contramão da crise, o evento sinaliza otimismo do setor cimenteiro. “A feira de exposição técnica, que acontece paralelamente ao congresso, foi totalmente vendida, o número de inscritos aumenta a cada dia e o nível do conteúdo nos leva a acreditar que o 7º CBCi será mais uma vez um sucesso de público, conteúdo e quem sabe, o ponto de partida otimista para a retomada do crescimento do setor de cimento no País”, prevê Hugo Rodrigues.

O evento - O Congresso Brasileiro de Cimento é o principal evento do setor cimenteiro e é promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland, (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). A expectativa é que esta sétima edição reúna cerca de 250 profissionais ligados a empresas fornecedoras da indústria de cimento, profissionais do setor, pesquisadores universitários e representantes de grupos cimenteiros do mundo todo, principalmente do Brasil.(Com informações de Marta Oliveira - Associação Brasileira de Cimento Portland).

Funcionamento dos Ensaios Não Destrutivos Para Estruturas de Concreto

A utilização de materiais de baixa qualidade, irregularidades no processo produtivo ou prolongadas exposições às intempéries, como umidade e variação de temperatura..


Fibria Faz Colheita Mecanizada de Eucalipto em Áreas de Declive no ES

Os agricultores que cultivam eucalipto em áreas com declividade acentuada e vendem a madeira para a Fibria passaram a contar com uma facilidade a mais para desenvolver a atividade...


Fibria Firma Parceria Para Ampliar Transporte Ferroviário de Madeira

A Fibria firmou parceria com a empresa de logística VLI para transportar, por meio de ferrovia, a madeira adquirida de produtores da região de Sete Lagoas (MG)...


O Canto de Cirinho do Rio Doce

O show “O Canto do Vale do Rio Doce” do artista capixaba Cirinho é um resgate da regionalidade do rio Doce através de temas ecológicos e tradições culturais.


Lava Jato: Acusado, PH Presta Depoimento na PF em Brasília

O governador Paulo Hartung (PMDB) prestou depoimento à Polícia Federal em um Inquérito Policial instaurado para apurar distribuição de propina por parte da empreiteira OAS...


Ver mais