1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Criatividade Dominou a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

enviar por email

03/11/2015 - por Paulo César Dutra

     Usando o tema central Luz, Ciência e Vida, em homenagem ao ano internacional da luz, declarado pelo ONU A 12ª Semana Nacional de Ciência e e Tecnologia - SNCT realizada no período de 27 a 29 de outubro último, em Vila Velha, Estado do Espírito Santo, no Brasil, foi dominada por centenas de ações criativas de tecnologia e inovações. Quem foi ao evento assistiu apresentações de projetos de alunos e professores das redes públicas,  estadual e municipais, bem como exposições das redes privadas. Realizada desde 2004, a SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

     No Espírito Santo a SNCT é promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional - SECTI  que incentiva os municípios capixabas a promoverem atividades voltadas à divulgação e valorização da área de ciência e tecnologia. Realizadas no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, a Semana Nacional de Ciências contou com exposições em estandes do Sebrae, do Innovacities, do Ifes, de Faculdades particulares e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim e, ainda, nos laboratórios e salas de aula do CEET Vasco Coutinho, com oficinas, palestras e  atividades culturais.

     O  secretário da SECTI, Guerino Balestrassi disse que “o papel da Secretaria é exatamente o de integrar, articular e estimular o empreendedorismo, a prática da observação científica e o desenvolvimento de novos conhecimentos, tecnologias e inovações que podem chegar ao mercado de forma econômica e acessível, gerando empregos e renda aos capixabas”. 

     Estudantes de todas as classes, docentes e pesquisadores, assim como o público em geral participaram das várias atividades da SNCT. Balestrassi anunciou  o tema central da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia de 2016: Alimentação, Ciência e Tecnologia e o lema Ciência alimentando o Brasil.

     O secretário se mostrou bastante satisfeito com os resultados e destacou a criatividade da juventude capixaba na busca de soluções práticas e acessíveis para cotidiano das pessoas, da sociedade em geral e aos destinos do planeta Terra.

Ifes na SNCT 

     O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) apresentou 13 projetos na 12ª edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia - SNCT. Foram expostos trabalhos dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vila Velha e Vitória.

     O Ifes apresentou 11 desses projetos em seu estande institucional no evento Innova Cities, realizado de forma concomitante à programação da Semana. O Innova Cities é um evento que busca reunir trabalhos inovadores na busca de cidades alegres, criativas, humanas e inteligentes através de inovação tecnológica, economia criativa e inovação social.

     Esses projetos foram selecionados em uma chamada interna que teve como critérios relevância institucional; relevância social, criatividade, inovação e aplicabilidade; pertinência ao tema do Innova Cities e da Semana, entre outros. Outros dois projetos do Instituto foram expostos no estande da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...