1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Cidades Inteligentes Promoverão Democratização da Internet no Brasil

enviar por email

02/03/2018

Da: Redação*

Está nos planos de pelo menos 126 municípios brasileiros a instalação de rede de internet por postes de luz. A criação de um smart lighting grid — rede de iluminação pública inteligente com internet– é o que possibilita a ligação de diversas soluções dentro da cidade. “Com esse tipo de conexão, a lixeira, por exemplo, manda um sinal para a luminária avisando que está cheia. Então, o poste de luz transmite a mensagem para o caminhão de recolhimento. Mas isso também se traduz em um benefício direto para o munícipio, pois espalha o sinal de internet, aumentando a capilaridade da rede entre os cidadãos”, explica o líder do projeto de Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Carlos Frees.

Segundo pesquisa do IBGE, apenas 64% dos brasileiros têm acesso à internet. Não saber usar e falta de interesse foram os principais motivos citados pelos excluídos da rede. “À medida que a cidade vai se tornando inteligente, os serviços públicos ficam mais acessíveis pela internet. Acaba sendo criado um ciclo que impulsiona a população a buscar a rede”, explica Frees. Os preços também devem ser afetados pela disponibilização de mais pontos gratuitos nas cidades. “Com as prefeituras oferecendo em cada vez mais locais da cidade wi-fi sem custo, as operadoras serão obrigadas a baixarem os preços”. Para 14% da população, a internet é muito cara, o que impede o acesso.

Smart Lighting Grids

Cidades brasileiras têm apostado na disseminação de pontos públicos de internet. Atualmente, os smart grids são criados prioritariamente de duas maneiras: por cabos de fibra ótica ou pela tecnologia Bluetooth Low Energy. A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, tem uma rede de 35 pontos de conexão de internet, instalados por cabeamento de fibra ótica. “O wi-fi chegou a 2 milhões de conexões gratuitas por mês. Vamos ampliar para 41 pontos, facilitando, também, a conversa entre o cidadão e a prefeitura”, explica o presidente da Informática de Municípios Associados (IMA), Fernando Garnero. A IMA atende a Prefeitura de Campinas nas questões envolvendo soluções para cidades inteligentes. O município tem um plano de expansão da rede de fibra ótica dos atuais 160 km para 500 km. A rede vai interligar, primeiramente, os postos de saúde, e à medida que os cabos forem expandindo, o wi-fi também vai.

Outro modelo de transmissão de dados que tem chamado a atenção das prefeituras é a Bluetooth Low Energy. São dispositivos instalados dentro das luminárias dos postes de luz. “A tecnologia é instalada em conjunto com as lâmpadas. A internet chega por 3G ou rede de fibra e vai saltando de poste em poste. Em um raio de 100 metros, o cidadão tem acesso à rede e, seletivamente, pode receber alertas sobre a chegada de ônibus, rastreamento de animais e crianças, por exemplo”, explica o diretor executivo da Exati Tecnologia, Denis Maressi. A empresa tem projetos de iluminação tecnológica em 12 estados brasileiros. Além de transmitir dados, o poste inteligente tem um sistema de dimerização. Ele capta a quantidade de luz natural e diminui o gasto da luminária. Os mais avançados monitoram a quantidade de pessoas no local e disponibilizam mais luz em função disso.

Os postes de iluminação são peça chave para tornar as cidades inteligentes. “Como os postes são de responsabilidade da prefeitura e estão espelhados por toda a cidade, eles são ideais para o transporte de dados”, defende o especialista da ABDI Carlos Frees. Pela importância delas, as tecnologias de iluminação e transmissão de dados serão as primeiras a serem testadas no ambiente de demonstração da ABDI/Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro.

“Temos inscritas mais de 130 soluções para cidades inteligentes, muitas voltadas para iluminação. O que responde a uma demanda dos prefeitos”, explica Frees. No segundo semestre de 2018 começarão a ser instaladas as tecnologias para teste no campus. “À medida que as tecnologias forem testadas, tanto as empresas como os municípios terão certeza da eficiência”.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...