1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Capixabas Se Manifestam Mais Uma Vez Pelo Impeachment de Dilma

enviar por email

14/03/2016 - por Paulo César Dutra

O Espírito Santo foi tomando ontem, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, mais uma vez,  por manifestações do povo, e não por profissionais, pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT-MG). De acordo com informações dos organizadores cerca de 250 mil pessoas participaram das manifestações com as palavras de ordem “fora Dilma” e “prisão para Lula”. Nos quatro protestos realizados desde o ano passado pedindo o impeachment de Dilma, este foi o que reuniu mais participantes capixabas. De acordo com a Polícia Militar do Espírito Santo, este ano em Vitória, 120 mil pessoas participaram do protesto.

A presidente Dilma, em seu primeiro mandato, 2011/2014 ela navegou em mar de almirante. Porém, desde que assumiu o seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2015, só tormentas, com denúncias de corrupção envolvendo o alto escalão do governo dela que  começaram a pipocar na imprensa. Os fatos motivaram uma primeira manifestação pedindo o impeachment dela no dia 15 de março. Em São Paulo, cerca de 1 milhão de pessoas foram a Avenida Paulista protestar. Outras se sucederam em 12 de abril, 16 de agosto e 13 de dezembro de 2015.

E ontem, dia 13, o capixaba foi a rua em um número surpreendente, mais de 200 mil pessoas, só na Capital, segundo os organizadores da manifestação, mais do que o triplo, em relação a março de 2015. Vitória reuniu naquela ocasião, cerca de 65 mil pessoas. Este ano 120 mil pessoas compareceram à Praça do Papa, na Enseada do Suá, na Capital, em protesto pelo impeachment de Dilma,  segundo informações da polícia. O número também é composto pelos manifestantes que saíram de Vila Velha e mais uma vez atravessaram a pé a Terceira Ponte.

Como de costume, quem foi às ruas usou as cores verde, amarelo e azul, simbolizando a bandeira do Brasil. Desta vez, quem protestou não pediu só o impeachment de Dilma, mas também a prisão do ex-presidente Lula. Muitos dos que foram ao ato revelaram que o avanço da Operação Lava Jato e o pedido de prisão preventiva de Lula os motivaram a participarem do protesto.

O protesto não teve confronto entre grupos antagônicos. Grupos pró-Governo Federal chegaram a se concentrar nas proximidades da Praça do Pedágio, mas se retiraram após solicitação da Polícia Militar. A manifestação se encerrou pouco antes das 18h, quando muitos moradores de Vila Velha retomaram a caminhada pela Terceira Ponte para voltar ao município, o que deixou as pistas fechadas ao trânsito até às 21 horas de ontem.

As manifestações históricas

Marcha da Família (1964) - A "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" foi um protesto realizado no dia 19 de março de 1964, em São Paulo, contra o presidente João Goulart, considerado comunista pela elite conservadora do País. Quase 500 mil pessoas reuniram-se na Praça da Sé. A marcha foi considerada uma espécie de estímulo ao golpe militar que seria dado em 1º de abril.

Comícios das Diretas Já (1984) - O Brasil ainda vivia sob o julgo da ditatura militar instalada em 1964 e o voto universal para presidente havia sido abolido. Tramitava no Congresso a Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que voltaria a dar oportunidade para os brasileiros eleger seu mandatário máximo. Assim, entre janeiro e abril de 1984 foram realizados grandes comícios pelo País pedindo a volta das eleições diretas. Os dois maiores foram em abril: no dia 10 cerca de 1 milhão de pessoas se reuniram na Candelária, no Rio; e no dia 16, 1,5 milhão no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Impeachment de Collor (1992) - O primeiro presidente eleito após mais de 30 anos, Fernando Collor de Mello, tinha seu governo envolvido em denúncias de corrupção. Diante disso começaram a ocorrer passeatas em vários Estados exigindo a saída dele da presidência. No dia 18 de setembro, em São Paulo, ocorreu a maior delas, com cerca de 750 mil pessoas.

Manifestações de junho (2013) - Inicialmente o motivo das manifestações era o aumento das tarifas de transporte público em várias capitais. Em decorrência da repressão policial aos protestos, em especial, em São Paulo, houve uma indignação por parte de toda a sociedade, o movimento ganhou corpo e se alastrou pelo País. A pauta de reivindicações foi ampliada com os manifestantes pedindo a melhoria dos serviços públicos, o fim da corrupção e questionando os gastos com a Copa do Mundo de futebol de 2014. Estimativas de mais de um milhão de pessoas em todo o País em 20 de junho.

Manifestações pró-impeachment (2015) - Desde quando a presidente Dilma assumiu o seu segundo mandato em 1º de janeiro de 2015 denúncias de corrupção envolvendo o alto escalão do Governo começaram a pipocar na imprensa. Os fatos motivaram uma primeira manifestação pedindo o impeachment dela no dia 15 de março. Em São Paulo, cerca de 1 milhão de pessoas foram a Avenida Paulista protestar. Outras se sucederam em 12 de abril, 16 de agosto e 13 de dezembro de 2015.






Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...