1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

STJ Pode Processar Governador Sem Autorização da Assembleia

enviar por email

03/05/2017

Da redação*
 
O Superior Tribunal de Justiça – STJ  pode  processar o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) por crime comum sem a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa daquele estado. Até a decisão sobre abertura do processo, o petista permanece no cargo. 
 
O entendimento foi firmado nesta quarta-feira(3.05) pelo Supremo Tribunal Federal -  STF  ao julgar uma ação direta de inconstitucionalidade –ADIN  em que o Democratas - DEM questiona artigo da Constituição do Estado que condicionava a abertura de ações penais contra governador ao aval da Assembleia Legislativa. 
 
A discussão em torno da abertura de um processo contra o governador de Minas se dá pelas investigações da Operação Acrônimo. Em maio de 2016, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Pimentel ao STJ por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Fernando Pimentel é acusado de receber propina da montadora de veículos Caoa para favorecê-la no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pasta que comandou entre 2011 e 2014 durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O petista e a empresa negam irregularidades.
 
 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...