1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Entrevista: "A PEC Não Obriga Voto No Davi", Diz Rose de Freitas

enviar por email

05/09/2020

*Por Diego Amorim    

Por telefone, a senadora Rose de Freitas (Podemos) disse a O Antagonista que deve conseguir nas próximas horas protocolar sua PEC que, se aprovada, permitirá que Davi Alcolumbre tente a reeleição na mesma legislatura — o que hoje é claramente proibido pela Constituição e pelo regimento interno do Senado. 
Ela negou que esteja atuando sob orientação do senador do Amapá e afirmou que é preciso levar em conta “a conjuntura política”. A senadora do Espírito Santo também afirmou que não considera a nota do Podemos divulgada ontem como “uma nota do partido”, mas, sim, do líder da bancada, Alvaro Dias. 
Como a senhora avalia a reação do partido à sua PEC? 
Eu não sei quem assinou essa nota. Não considero que tenha sido uma nota do partido. O Alvaro é contra a reeleição, mas eu já tinha manifestado que iria fazer essa PEC. Não estou avaliando isso como uma nota do partido. Repito: não sei quem assinou. Eu entendi mais como uma comunicação do Alvaro. Na democracia, é assim: cada um pensa de uma maneira. 
Foi o Davi quem pediu que a senhora apresentasse essa PEC? 
Eu fui contra a candidatura do Davi. Manifestei meu voto contra ele na época [no início de 2019]. A manifestação do STF sobre esse tema, em algum momento, vai acontecer. Mas tem a manifestação do STF e tem também a manifestação do Congresso.  
Mas ele pediu à senhora? 
Não, já lhe respondi que não. 
A senhora não teme reeleições ad eternum no Senado com a aprovação dessa PEC? 
Não, porque a proposta só permite a reeleição uma única vez [mudando o entendimento e permitindo a reeleição na mesma legislatura]. A reeleição é um instrumento democrático e não tem risco disso [reeleições ad eternum] nesta Casa. Estamos vivendo um momento político diferente de todos. A PEC não obriga voto no Davi, não é um voto compulsório nele. Vamos para o âmbito democrático: você vota no Davi ou em outro candidato. Não é compulsório. 
A senhora aprova a gestão do Davi? 
Tem que tirar o olhar das pessoas, para discutir mais adiante: a conjuntura política do momento que estamos vivendo. Gosto da atuação dele. Ele não ultrapassa o exercício do poder dele e tem capacidade de juntar os senadores. 
A senhora vai mudar de partido? Vai para o PSD, como se tem ventilado nos bastidores? 
Não estou pensando nisso agora.
* O Antagonista-- Da Redação Brasil-04.09.2020   

 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...