1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Leitura De Um Ex-Diretor Do Datafolha Sobre A Nova Pesquisa

enviar por email

20/08/2022

Bolsonaro reduziu a distância para Lula de 18 para 15 pontos, mas isso não basta para quem precisa chegar ao segundo turno. Entenda no GGN

Redação
jornalggn@gmail.com
Publicado em 18 de agosto de 2022, 22:14

Pesquisa Datafolha encomendada pela Rede Globo, e divulgada na noite da última quinta-feira (18), mostrou um pequeno avanço de Jair Bolsonaro no cenário de primeiro e segundo turno.

Bolsonaro cresceu acima da margem de erro, e saiu de 29% das intenções de votos em julho para 32% na pesquisa de agora, agosto. Lula seguiu com 47%, estável. Os dados do Datafolha confirmam as pesquisas mais recentes da Quaest (45% x 33%) e Ipec (44% x 32%).

Na leitura de Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha, o crescimento de Bolsonaro foi sutil, mas insuficiente. Sobretudo para quem gastou muita munição – Auxílio Brasil turbinado, redução de preços de combustíveis e outras benesses pagas na esteira da PEC Kamicaze.

Bolsonaro reduziu a distância para Lula de 18 para 15 pontos percentuais no primeiro turno, mas não basta para garantir que chegará ao segundo.

Faltando 45 dias para o dia 2 de outubro, Bolsonaro precisa começar a crescer em velocidade mais rápida, e fazer com que Lula – que está estável há alguns meses – caia.

Caso contrário, Bolsonaro corre o risco de nem ver o segundo turno. Se a eleição fosse hoje, ele disputaria com Lula até as “vírgulas” na contagem de votos para chegar ao segundo turno, pois o petista segue com chances de matar a eleição já no primeiro.

A análise de Paulino foi divulgada na GloboNews, na noite da última quinta-feira (18).

 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...