1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

As Pedaladas

enviar por email

19/10/2015 - por Salvador Bonomo

      A Semântica é importante capítulo da nossa Gramática que tratado significado das palavras, em cujo contexto se situam a denotação e a conotação. A palavra denota, quando encerra significado original, real, objetivo. Exemplo: a Presidente Dilma Rousseff, toda manhã, costuma dar umas pedaladas em sua bicicleta. A palavra conota, quando o seu significado é simbólico, figurado, subjetivo.Exemplo: A Presidente Dilma adquiriu, também, o hábito de usar as chamadas “pedaladas fiscais”, que são artifícios contábeis idealizados pelo seu Governo, consistentes no uso de Bancos públicos para cobrir certas despesas da União, o que é expressamente proibido pelas leis e pela própria Constituição Federal.

      Se não bastasse o fato de Dilma ter dito, certa feita, que “se faz o diabo” no decorrer de campanhas políticas, como realmente o fez no decurso da sua última(2014) à Presidência da República –muitas promessas vãs, mentiras diversas e deslavadas, utilização de verbas propinadas junto à Petrobras, e repassadas ao Partido dos Trabalhadores e respectiva à “base aliada”, especialmente por intermédio do seu tesoureiro, João Vaccari Netto, que, aliás, por isso mesmo,encontra-se preso, em virtude do que Dilma foi derrotada por 5X2 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão que determinou a abertura de ação para que seja apurada a influência do poder econômico na referida campanha – as últimas contas (2014) do seu Governo foram rejeitadas à unanimidade (8X0) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), especialmente por causa das mencionadas“pedaladas fiscais”, cujo parecer deverá influenciar, e muito,no julgamento do seu impeachment pelo Congresso Nacional.

      Urge ressaltar-se, ainda, que as citadas“pedaladas fisciais” encartam conduta ilícita, segundo previsões da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 36),do Código Penal (art. 359-A) e vedação da própria CF|88 (art. 85). Infelizmente, em razão de mentalidade patrimonialista –mistura, confusão entre interesse público e interesse privado - de que é eivada a nossa Cultura – parece ser normal que as pessoas aéticas usem e abusem de chantagens,chicanas ou métodos espúrios, sempre que estão perdendo o jogo: razão precípua dos frequentes chutes na canela e golpes abaixo da cintura.

      Foi exatamente isto que a Presidente Dilma determinou que seus assessores políticos e jurídicos fizessem, o que fizeram e o que continuam a fazer,para que ela possa continuar na Presidência, embora como simples Rainha da Inglaterra.

      Faz-se imperioso frisar-se, ainda, que a própria Presidente dissera que, durante“campanha, se faz o diabo”, quando, na verdade, desde o início do seu primeiro mandato, já colocava lenha na Caldeira do Inferno, e continuou a fazê-lo no segundo, o que gerou a atual crise de natureza política, econômica e moral, cujos efeitos são a inflação alta, o PIB negativo, os juros elevados, o desemprego crescente, a incompetência e corrupção generalizadas, a desconfiança, o descrédito e a estagnação:Caldeirão, em que Dilma se tosta e tosta, também, o País e o seu sofrido povo.

      Concluo, pregando que não basta sermos honestos e dizermos que somos honestos; é preciso, ainda, combatermos a desonestidade, sob pena de sermos coniventes com as ilicitudes que, com muita frequência, ocorrem em torno de todos nós. Por derradeiro, ouso conferir a palavra ao atual Ministro do Desenvolvimento Agrário, o Excelentíssimo Senhor Patrus Ananias, petista histórico, que, há pouco tempo, como que cunhando uma espécie de senha partidária, asseverou, sinteticamente, que: “Fraude, corrupção e violência fazem parte da condição humana”, quando, na realidade, ninguém nasce estelionatário, corrupto ou violento, pois, a meu modesto entender, são graves consequências da má formação do caráter de cada ser,a partir do nascimento.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...