1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Lava Jato

enviar por email

02/08/2016 - por Gutman Uchôa de Mendonça

Diz o senhor Michel Temer que não é candidato à reeleição. Custa crer no que dizem políticos. Prefiro ficar na espreita aguardando o momento propício para aplaudir ou apupar. Tenho mais apupado do que aplaudido, ultimamente, porque aquela fase de quando os homens eram homens se perdeu a um bom tempo...

Mas, como esperança não paga impostos, ainda, e as pessoas devem ao menos conservá-la como um motivo de critica futura, vamos acredita r no que diz o presidente em exercício, fazendo votos para que esse tal de impeachment saia logo e que ele cumpra sua promessa e ainda esperar que o Congresso Nacional ponha um fim a essa mania de permitir que gente ordinária saia comprando voto para se perpetuar no poder e, depois, por trás, manda apresentar  proposta de se permitir mais mandatos, como nas republiquetas vagabundas como Venezuela, Bolívia, Equador e outras, onde os aprendizes de ditadores não gostam de se desgrudar das poltronas presidenciais.

Quem se der ao gosto de ler não deve perder “Fabián e o caos”, de Pedro Juan Gutierrez, escritor cubano, que retrata em 200 páginas a tragédia de um povo que teve que se acostumar com uma família de ditadores malditos. Não percam a oportunidade de ler (Alfagura, 200 páginas), para se ter uma idéia como essa gente, metida a comunista, lutar pela “democracia”, defender os direitos do povo, pra montar no poder de forma definitiva, com seu miserável autoritarismo, matando de forma impiedosa, sem julgamento, quem se intrometer à sua frente.

O latino não pode demorar no poder. Ele não tem vocação democrática, nuca t erá, simplesmente porque sua formação é caudilhesca, tem raízes de mando na cultura, porque vivem como se fossem donos do mundo.

A perpetuidade gera ditadores, como aconteceu com Getúlio Vargas, está acontecendo na Bolívia, na Venezuela, Equador e outros países onde o dinheiro compra tudo, como quase estava acontecendo no Brasil, mas teve um negócio que não deu certo, esqueceram de combinar ou ele não aceitou e passou a trancafiar essa gente sem escrúpulos. Nossa felicidade foi sem dúvida alguma surgir o juiz Sergio Moro, que acaba de ser excelentemente retratado por Vladimir Netto em seu livro “Lava-Jato”, uma verdadeira resenha do processo e do juiz mais famoso d a atualidade brasileira.

Vladimir Neto é de uma fidelidade aos fatos que narra e nos dá uma impressionante certeza de que o processo Lava-Jato veio para ficar. Jamais alguém demoverá diante a memória da sociedade brasileira desse nefasto episódio de ladroagem, sob o comando de um grupo que, imaginava-se, tinha vindo moralizar as coisas no Brasil.

O PT foi, na realidade, um blefe, uma grande tragédia nacional.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...