1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Faz pena o Brasil

enviar por email

12/08/2016 - por Gutman Uchôa de Mendonça

Tenho orgulho em ser brasileiro. Tenho constrangimento de viver sob o comando de governantes imbecís, que contribuem para que tenhamos vergonha de suas atitudes.

Para dar início à minha arenga contra políticos malditos, preciso dizer que o Brasil tem nome pouco mais de 200 milhões de habitantes, sendo que mais ou menos 20% do total dessa população são compostas de pessoas que, pela sua formação, escolaridade, origem, descendência, poder econômico, promovem o desenvolvimento nacional, investindo, ensinando, construindo para o futuro.

Em termos, no universo internacional, compomos o quadro das 10 maiores economias mundiais, com um problema a considerar: nossa grandeza peca por sermos, dentre as dez maiores economias mundiais, a que poderia ser uma das primeiras, se vendesse seus produtos no mercado internacional devidamente industrializados.

Tudo o que exportamos é vendido como matéria prima in natura, indo ser beneficiada no exterior, onde os estrangeiros empregam sua mão de obra especializada,

A precariedade do nosso desenvolvimento social e econômico se prende na nossa pobreza de conhecimento básicos. Compomos uma sociedade onde cerca de 72% das chamadas pessoas válidas (que poderiam ser muito mais válidas) são analfabetos funcionais, não distinguem o que estão lendo, o fazem apenas no sentido mecânico da leitura, como uma espécie de papagaio.

Terça-feira de agosto, dia 02, estive em Belo Horizonte, cidade que tem um povo maravilhoso, com uma surpreendente coragem e força de trabalho.

Quando saímos do almoço, ao alcançarmos a calçada, a região central da capital mineira parecia uma praça de guerra. Centenas de soldados da força pública estavam espalhados com seus carros, motocicletas, metralhadoras, uma verdadeira praça de guerra.

Passei então a indagar o que estava acontecendo na cidade. Era mais uma ação da operação Lava-Jato? Sequestraram a mãe ou mulher do governador? Minas Gerais tinha declarado guerra a Brasília?. Afinal, o que estava acontecend o?

Um jovem segredou que a cidade estava esperando três delegações estrangeiras de vôlei que iriam treinar na capital, para os jogos olímpicos que seriam realizados no Rio de Janeiro.

Como se gasta caminhões e mais caminhões carregados de dinheiro  numa olimp&i acute;ada sem qualquer objetividade numa nação pobre, de administradores públicos que não sabiam organizar a funcionalidade de hospitais, deixando populações em extrema agonia hospitalar?

Como somos ingênuos, burros, despreparados e inúteis, sem coragem de nos rebelarmos contra tais abusos.

é de dar pena, o Brasil...

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...