1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Turma do Bem elege o Melhor Dentista do Mundo de 2022

enviar por email

30/09/2022

O evento que ocorre desde 2006 reuniu profissionais de todo o Brasil que discutiram o panorama atual do Brasil e elegeram a dentista  Dra. Rosemary Marqueti, de Cachoeiro do Itapemirim, ES 

Da redação
 
Após dois anos sem realizar o já tradicional evento Sorriso do Bem, que ocorre desde 2006, a Organização Social Turma do Bem (TdB) reuniu nos dias 16, 17 e 18 de setembro em São Paulo mais de 150 dentistas de todo o Brasil que atuam na Turma do Bem. Esses profissionais atendem em seus consultórios jovens em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência de gênero. O objetivo do evento é avaliar o trabalho realizado durante o ano, capacitar os dentistas para desenvolver o trabalho social, apresentar metas para os próximos meses e premiar o Melhor Dentista do Mundo.

Para a TdB, o Melhor Dentista do Mundo é aquele que fez mais por seu município. Ou seja: além de atender a jovens e crianças, ainda fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. Este ano, os dentistas que escolheram o seu representante também com base nos trabalhos, critérios e valores apresentados pela ONG. A ganhadora foi a Dra. Rosemary Marqueti, de Cachoeiro do Itapemirim, ES. “Esse trabalho muda vidas. E nos ajuda a olhar para o outro, nos colocarmos no lugar do outro. Assim a gente consegue melhorar o mundo”, disse a Dra. Rosemary.
 
O dentista Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da TdB completou dizendo que o evento reforçou os valores dos profissionais de saúde, que é cuidar das pessoas. “É para continuar guiando a rede em busca do caminho certo, de esperança e de amor que a organização criou o conceito de ‘ser farol’ neste Sorriso do Bem. O farol é aquele que direciona, que guia e sempre acompanha as pessoas na busca pelo caminho certo”, disse ele. “E é assim que a Turma do Bem se coloca para sua base de voluntários hoje. E após esse evento, queremos que esse compromisso com o caminho certo, seguindo os preceitos da ciência, seja ainda mais forte em nossa rede”, finalizou Bibancos.
 
Os outros finalistas que concorreram ao prêmio de Melhor Dentista do Mundo foram: Ana Carolina Massaro, de Marília (SP), Itamar Francisco Teixeira, de Linhares (ES), Márcia Eriko Kawakami Chinen, de Matão (ES) e Maria Cristina S. Portes, de Ubatuba (SP).
 
Dias de reflexão
 
Os três dias de evento foram intensos, com palestras, conversas e shows. Entre os palestrantes, figuraram nomes como Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, professor, ator, YouTuber e comediante; Mariana Mandelli, jornalista graduada em ciências sociais, coordenadora do Instituto Palavra Aberta; Michael Gherman, Pesquisador e professor no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Augusto Arruda Botelho, advogado criminalista, conselheiro da organização Human Rights Watch e um dos fundadores do Instituto de Defesa do Direito de Defesa. O evento recebeu ainda Adan García, do Museo da Tolerância do México e contou com entrevista com o pastor Antonio Carlos Costa, fundador da Organização Social Rio de Paz.
O evento também contou com dentistas palestrantes, como Dr. Saul Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele trouxe uma apresentação sobre como a saúde bucal impacta na qualidade de vida das pessoas e no bullying que as crianças enfrentam durante o período de escola. Dr. Tiago Cruvinel, da USP de Bauru falou sobre as dificuldades que os dentistas enfrentam por conta das fake news. “Muitos pais chegam ao consultório dizendo que o problema é que o filho tomou muito antibiótico e por isso os dentes são fracos, por exemplo”, contou ele.
Dr. Gilberto Pucca, Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), falou sobre sua atuação no SUS e como criou o Brasil Sorridente. Dr. Victor Hugo e Dr. Alexandre Severo, da Clínica Ayô, do Rio, falaram sobre racismo e os poucos dentistas negros que existem no Brasil.
Os shows ficaram por conta das cantoras Paula Lima e Anna Gelinskas e do DJ Zé Pedro.
 
Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 20 anos, impactou quase 81 mil jovens e 1100 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.
 
 
 
Mais Informações

Nice Castro
nice@circularcomunicacao.com
Tel. (11) 994928473
 
 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...