1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Licença de Instalação do Porto Central Já Está Assinada

enviar por email

02/03/2018

Da: Redação*

A Senadora Rose de Freitas recebeu na última quinta (1º) do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, a comunicação da assinatura da Licença de Instalação (LI) do Porto Central de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. A liberação saiu um dia antes do previsto, 2 de março.

 A LI, segundo o ministro, foi assinada pela presidente do Ibama, Suely Araújo. Sarney Filho, de Brasília, ligou para a senadora no final da tarde desta quinta, pouco depois da assinatura da licença.

No último dia 21 de fevereiro, Rose e o diretor-presidente do Porto, José Maria Novaes, haviam se reunido com o ministro em Brasília para garantir a LI. A concessão da licença significa a fase final do processo de licenciamento ambiental para a implantação do empreendimento.


Agora, o desenvolvimento do projeto e a busca por potenciais clientes ficam autorizadas. O Porto será construído em parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda, com previsão inicial de R$ 3,5 bilhões em investimentos, podendo chegar a R$ 8 bilhões. Serão gerados mais de quatro mil empregos no Sul do Estado.

José Maria Vieira de Novaes, diretor-presidente do Porto Central, comemorou a decisão. “A licença abre caminho para a construção de um porto de classe mundial, o único no Estado. Agora, vamos continuar trabalhando para trazer parcerias comerciais", comentou.

O Porto, explicou Novaes, está sendo desenvolvido para movimentar diversos tipos de cargas: contêineres, petróleo, gás, fertilizantes, instalação de indústrias no entorno. "Aqueles que buscam um local adequado para instalar um projeto dessa natureza vai encontrar um ambiente propício em uma área de 20 mil metros quadrados com toda a sua infraestrutura construída, inclusive para a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para atrair as indústrias”.

Para o diretor-presidente, “esse é um projeto complexo que há cinco anos estamos trabalhando e temos que agradecer a equipe técnica que trabalhou com afinco todo esse tempo". Novaes agradeceu especialmente a Senadora Rose, a bancada federal e aos acionistas que colocaram os recursos. "Sem essa união de esforços, dificilmente esse projeto teria saído”.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...