1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Seleção do ES de Futebol de Areia Comemora 20 Anos do 1º Título

enviar por email

07/02/2020


Na foto acima do time de 2010 estão em pé: Ciro, Patrick, Bruno Malias, Diego, Rui Mota, Duda e Marquinhos. Agachados: Rafinha, Juninho Mascote, Jô, Buru, e Bruno Xavier

Por: Paulo César Dutra (e-mail:dutra7099@gmail.com).

A Seleção Capixaba de Futebol de Areia (o time do Espírito Santo) que completa 22 anos de existência comemora, a partir das 8 horas, no próximo domingo, dia 9 de fevereiro de 2020, na Praia de Camburi, em frente ao Hotel Aruan, no Mata da Praia, em Vitória, Espírito Santo, os 20 anos da conquista do primeiro título brasileiro da modalidade, ocorrido em 2000. Haverá uma partida de futebol de areia entre as seleções Capixaba Master e de Vitória Master como parte da confraternização.  A partida final, diante da seleção de São Paulo, selou de vez a imortal escrita pela força do futebol de areia do Espírito Santo. É uma das seleções estaduais que mais venceu no brasileiro de futebol de areia (2000, 2001 e 2011). Começou tudo em 1998, na Praia do Morro, no município de Guarapari, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. 
O confronto na estréia do Campeonato Brasileiro de 98, foi contra Mato Grosso. Os capixabas venceram por 7 a 3. Jogando em casa, a equipe do Espírito Santo atropelou os rivais. As outras seleções tinham destaques individuais e apostavam somente no talento desses jogadores. No Espírito Santo o forte era o conjunto. Mas do outro lado havia um adversário muito forte que chegaria também na final do Brasileiro, que era o Rio de Janeiro. Os capixabas perderam na final.
Após amargar mais um vice em 1999, em 2000 veio a recompensa: triunfo na final contra o São Paulo e primeira taça da seleção capixaba garantida. O título conquistado em 2000 inaugurou a sala de troféus da seleção capixaba. Em 2001 e 2010 novas taças seriam conquistadas.

Sala de troféus cheia de conquistas

Os registros oficiais confirmam que o Espírito Santo conquistou por três vezes o Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia (2000, 2001 e 2010). Foi ainda quatro vezes vice-campeã do torneio nacional: 1998, 1999, 2000 (ano que teve dois eventos) e 2002. Por duas vezes ficou na terceira colocação: 2005 e 2007. Ergueu a taça da Copa do Brasil da modalidade em 2006. Em 1999, ganhou a medalha de bronze no Torneio Internacional dos Emirados Árabes. Dois anos depois, em 2001, ficou com a prata no Torneio Sul-Sudeste. Foi campeão da Copa Sudeste em 2002. O último título aconteceu em 2011, quando a seleção venceu a 1ª Copa dos Campeões. Os jogadores capixabas marcaram época ao fazerem parte de uma geração que revolucionou o futebol de areia no Estado.  

Saiba mais

A primeira formação da seleção capixaba, em competições oficiais, contou com Pierre, Yang, Buru, Franco, Rafinha, Rafael, Chico, Marquinhos, Jorginho e Cerezo
O primeiro jogo da equipe foi na Praia do Morro, em Guarapari. A partida entre Espírito Santo e Mato Grosso que terminou com vitória da equipe capixaba por 7 a 3.
Daquele time, Buru, Raphael e Pierre foram convocados para a seleção brasileira.
Na sequência, a seleção capixaba chegou à seis finais consecutivas, tornando-se tricampeã do Campeonato Brasileiro.
Em 2000 e 2011 o time bicampeão era formado por Marquinhos Cambota, Lieverson, Pierre, Duda, Erich, Joia , Buru, Pablo, Camilo, Raphael e Leo Zanotelli. E a comissão técnica era formada pelo técnico Indio, o preparador Professor Elias e o assistente Cristiano.
Que o time campeão de 2010 era formado por Ciro, Patrick, Bruno Malias, Diego, Rui Mota, Duda e Marquinhos, Rafinha, Juninho Mascote, Jô, Buru, e Bruno Xavier

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...