1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Colaboração Premiada

enviar por email

03/06/2021

Giovanni Brusca, Que Confessou Mais De 100 Assassinatos, É Libertado Na Itália

Foto da polícia italiana: Giovanni Brusca no presídio sendo conduzido para uma audiência.
Da redação
1 de junho de 2021, 18h02

No último dia 31 de maio de 2021, Giovanni Brusca, antigo membro da máfia siciliana Cosa Nostra, deixou a prisão após 25 anos. Ele cumpria pena por confessar mais de cem assassinatos, como o do juiz Giovanni Falcone, famoso pelo combate à organização criminosa.
 
Brusca tem 64 anos e estava preso desde 1996. Anos depois, passou a fornecer informações sobre várias ações da Cosa Nostra em troca da redução da pena e outros benefícios. De acordo com a imprensa italiana, ele deve ficar em liberdade condicional por quatro anos.

Em 1992, Falcone, sua mulher e três guarda-costas passaram de carro sobre uma estrada dinamitada, e Brusca acionou os explosivos que os mataram. O mafioso também já admitiu ser responsável pelo assassinato de Giuseppe Di Matteo, o filho de 11 anos de um informante da polícia. Estrangulou o garoto e dissolveu o corpo em ácido.

Sua libertação gerou reações negativas por toda a Itália. A morte de Falcone é lembrada como um dos episódios mais marcantes da luta contra a máfia. O juiz foi um dos responsáveis por deflagrar a operação anticorrupção "mãos limpas".


 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...