1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Coleta Seletiva do Lixo Residencial

enviar por email

23/09/2015

       Um trabalho importante que se amplia entre os municípios capixabas é a coleta seletiva do lixo. Agora foi a vez de Nova Venécia que nessa quarta-feira, 23/09, lançou a expansão da coleta para toda a zona urbana. O tema da campanha ambiental é: “O Lixo Não Desaparece na Lixeira”.

Como parte das ações de ampliação da coleta seletiva, a prefeitura vai distribuir 10 mil folders para a população e comprou mais de cem equipamentos, entre papeleiras e Postos de Entrega Voluntária (PEV’s) para a coleta de lixo seco (que pode ser reciclado) e lixo úmido.

“Desde o início do ano fizemos um trabalho para a concretização da coleta seletiva no nosso município. Começamos pela reforma do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, a formalização dos catadores, a coleta seletiva no Centro da cidade, e agora, a expansão para todos os bairros que compõem a zona urbana do município. Agora precisamos do apoio da população para que a coleta seletiva alcance o sucesso esperado. Por dia, Nova Venécia produz mais de 60 toneladas de lixo”, afirmou o secretário de Obras, Jonas Caliman.

“Precisamos do apoio de vocês para ajudar o meio ambiente e a nossa associação, pois o seu lixo, pelas mãos dos catadores, transforma-se em geração de renda para as nossas famílias. Graças à prefeitura, hoje trabalhamos em um local humanizado, com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), com uniforme, proporcionando dignidade ao nosso trabalho”, disse a presidente da Acamarer, Joanita Santana.

Estudantes da rede municipal de ensino participaram da cerimônia e receberam folders explicativos sobre a coleta seletiva. A Educação terá papel fundamental dentro da campanha de Educação Ambiental nas escolas, com ênfase na coleta seletiva. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras do município. 

Lixo Reciclável (seco): 

Vidros - Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens acima citados.

Plástico – garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensílios plásticos como canetas e escovas de dente.

Papel – envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.

Metal – lata e papel de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, geladeiras, pregos e parafusos.

Lixo Úmido:é todo tipo de material que não pode ser reciclado, como produtos orgânicos, papel higiênico, fraldas e absorventes descartáveis, lenços sujos, guardanapos usados, entre outros.
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...