1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Duas Iniciativas em Nova Venécia que a Natureza Agradecerá

enviar por email

26/10/2015

Da Redação*

Trabalhadores da coleta seletiva participam de capacitação

A oficina de capacitação terá como tema: “Economia Solidária,  Mobilização Social e Valorização do Produto”. A oficina será direcionada para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARER).

O objetivo da capacitação é promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e o fortalecimento coletivo dos associados, buscando assim, a emancipação financeira e a sustentabilidade. A oficina abordará outros tópicos importantes, como: coleta seletiva, educação ambiental, logística reversa e economia solidária.

“Nosso objetivo é organizar os catadores de materiais recicláveis por meio da capacitação para que possam aprimorar os trabalhos, gerando renda por meio da comercialização dos produtos. Posteriormente, iremos agendar uma visita às empresas recicladoras para que os associados vejam de perto a importância do seu trabalho para a sociedade e o meio ambiente”, destaca a presidente da Aderes, Lúcia Dornellas.

A presidente da ACAMARER, Joanita Santana, destaca a importância da oficina: “Vamos aprender mais e trazer muitos benefícios para a nossa associação, melhorando assim, o nosso trabalho”.

A coleta seletiva em Nova Venécia começou em março deste ano. O trabalho de seleção dos materiais recicláveis é realizado por 18 trabalhadores da ACAMARER no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que foi reformado em fevereiro. Nas mãos dos catadores, o material recolhido gera renda e sustentabilidade ambiental, retirando da natureza, toneladas de resíduos que demorariam séculos para se decompor, além de diminuir o consumo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Outra atividade, na quarta-feira, 28 será o Seminário de Educação Ambiental para a Cidadania, às 08 horas, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Claudina Barbosa. Neste seminário será abordada a importância da coleta seletiva e planos de ações para mobilizar a sociedade sobre o tema.

O NUCA possui 36 adolescentes de diversos bairros e escolas da cidade. O objetivo da entidade é levar os jovens a discutir as políticas públicas voltadas aos adolescentes e se fazer ouvir, sendo verdadeiros atores sociais.
 
As metas escolhidas e discutidas pelo NUCA como esfera de ação é o Meio Ambiente e a prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).

Prefeitura faz o cascalhamento de mais de um quilômetro de ruas no Polo Industrial

O material do cascalhamento é composto de restos de pedra e granito que encontra nessa aplicação uma forma mais adequada de disposição, do ponto de vista dos danos à natureza provocados por outras formas. A água utilizada para o trabalho é proveniente do sistema de reuso do próprio polo. O trabalho da prefeitura vai garantir mais segurança para o transporte de cargas pesadas e facilitar o acesso de entrada e saída das empresas. 

“É preciso valorizar o polo, pois gera renda e emprego para centenas de famílias. Vamos trabalhar para que no futuro possamos fazer o calçamento das ruas”, afirmou o prefeito Mário Sérgio Lubiana.

* Participação da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Venécia.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...