1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Programa Forma 131 Agentes Ambientais em Cachoeiro

enviar por email

23/11/2015

 Da redação

        O Programa de Revitalização dos Córregos formou no último dia 19, 131 agentes ambientais comunitários, capacitados para desenvolver projetos de educação ambiental inovadores que estimulem a revitalização dos córregos Gilson Carone e Santo Antonio no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, Brasil. 

        Essa ação faz parte do Programa que é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro em parceria com a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim - FAMMOPOCI, Odebrecht Ambiental, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados - AGERSA e Polícia Ambiental do Espírito Santo.

        O evento da entrega dos certificados dos agentes aconteceu no cerimonial La Fest, no bairro Baiminas, em Cachoeiro. Os novos agentes são voluntários de 11 bairros do entorno dos córregos Gilson Carone e Santo Antonio: Parque Laranjeiras, São Francisco de Assis, Maria Ortiz, Zumbi, Nova Brasília, Santo Antônio, Guandu, Gilson Carone, Estellita Marins, Otton Marins e Agostinho Simonato.
 
        O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Cachoeiro, Paulo Stelzer, destacou a importância da formação: “são pessoas da comunidade que passaram por toda uma capacitação diferenciada e que, agora, vão atuar como um braço da sociedade, orientando os moradores do entorno dos córregos em prol do meio ambiente. Isso é essencial para o futuro da água em Cachoeiro”.
 
        Segundo o vice-presidente da FAMMOPOCI, Rogério Casaes, os agentes contribuirão para sensibilizar os moradores para os cuidados essenciais para um meio ambiente preservado e equilibrado. “O curso forma cidadãos com conhecimentos que serão multiplicados em suas comunidades”, observou, destacando que a iniciativa tem atingido seus objetivos com eficácia: “Cada vez mais vemos pessoas envolvidas e comprometidas em ajudar e a incentivar ações ambientalmente corretas, como não jogar lixo nos córregos, e refletindo sobre a necessidade de preservação das nascentes”.
 
        Os formandos mostraram-se motivados para multiplicar os conhecimentos adquiridos no curso, que começou em maio e abordou os temas, como água, esgoto e resíduos sólidos; realidade dos córregos; e elaboração de projetos socioambientais. Entre os agentes formados, está Maria Lúcia Louzada, moradora do bairro São Francisco de Assis, que disse, “a partir das informações e experiências adquiridas nas aulas, ficará mais atenta principalmente com o descarte correto do lixo e a preservação da água, orientando aos moradores sobre como preservar nascentes, evitar desperdício da água e não poluí-la”.
 
        Johnny Marques, morador e vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio - AMORBASA, também participou do curso, e comentou sobre a importância da capacitação. “O curso alertou a todos nós para algo que é urgente, que é a preservação e a revitalização dos nossos córregos. A ideia é sensibilizar a comunidade para fazer o descarte correto do lixo e manter o córrego limpo. Hoje, sabemos que, inclusive, com a falta de chuva constante, a situação pode piorar ainda mais”, afirmou.
 
        Outro formando foi Alan Fardim, morador do bairro Santo Antônio, falou que o curso trouxe a oportunidade de acesso a conhecimentos que não tinha antes. Elogiou a interação entre os alunos com o compartilhamento de experiências, idéias e sugestões.
 
        O Programa de Revitalização dos Córregos foi criado em 2014 com o objetivo de encontrar, junto às comunidades, ferramentas eficientes para a limpeza completa dos córregos, que já estão saneados, porém sujos por lançamento de lixo, entulho e esgoto irregular. A primeira turma do curso, formada em 2014, qualificou 121 moradores para atuarem como agentes ambientais no entorno dos córregos Amarelo e Cobiça.




Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...