1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Jaguatirica Vence Beija-Flor na Briga por Pelotão da Polícia Ambiental

enviar por email

07/01/2016 - por Paulo César Dutra

A Jaguatirica de Itarana mostrou a sua força ao vencer uma luta contra o Beija-Flor de Santa Teresa na briga pelo direito de posse da Policia Militar Ambiental. Antes instalada no município Beija-Flor a Polícia Ambiental foi levada para o município da Jaguatirica deixando os políticos e lideres teresenses de queixo caído e sem força para resgatar o que era de direito deles.

Tudo começou no dia 19 de julho de 2014, quando uma jaguatirica invadiu as ruas da sede do município de Itarana e chamou a atenção dos moradores da cidade. O animal buscou refúgio em dois estabelecimentos comerciais da cidade (um restaurante e uma loja de roupas) e na ocasião foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Teresa. O aparecimento do felino se tornou freqüente em Itarana e a Polícia Ambiental era sempre chamada para capturá-la.

E o Governo do Estado do Espírito Santo ao tomar conhecimento que as despesas da captura da Jaguatirica em Itarana estavam ficando muito caras para os cofres públicos, e em razão da crise econômica, decidiu mudar a Polícia Ambiental para a cidade da Jaguatirica. Como a captura do beija-flor é impossível e o pássaro não causa nenhum risco de agressão para a comunidade teresense, o Governo do Estado entendeu que melhor seria transferir de vez, a Polícia Ambiental para Itarana, para ficar mais próxima da Jaguatirica.

Escrevo essa história para revelar aos leitores que o pequeno município de Itarana, com seus 299,077 quilômetros quadrados e uma  população de 10 881 habitantes, de acordo com o Censo IBGE/2010, conseguiu a façanha política de tirar do município de Santa Teresa (694,532 km² e uma população de  21.815 habitantes Censo IBGE/2010), o posto da Polícia Militar Ambiental! 

Alguém poderia informar realmente qual foi o motivo da mudança de endereço da Polícia Ambiental? Os crimes ambientais de Santa Teresa serão fiscalizados como agora? Será que os teresenses vão ter que adotar uma Jaguatirica, para chamarem a atenção do Governo do Estado? O Município de Itarana tem mais problemas ambientais de que Santa Teresa ou foi o peso político que decidiu a mudança?Agora os teresenses vão ter que correr atrás da Jaguatirica, se quiserem salvar o beija-flor.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...