1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Movimento Para Manter Base Pesqueira no Litoral de Linhares

enviar por email

05/02/2016 - por Paulo César Dutra

O médico Carlos Jaques Mazzei Ferreira, radicado em Linhares, amante da pescaria e da preservação ambiental, está iniciando um movimento para manter uma extinta plataforma como base pesqueira natural no litoral de Linhares, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. Trata-se da Plataforma de Cação, da Petrobrás, que está dentro dos limites do município de Linhares, que hoje representa o melhor pesqueiro da região de Pontal do Ipiranga e Barra Seca, servindo a pesca profissional e a pesca esportiva, gerando emprego e renda.

Segundo a informação de Carlos Jaques, a plataforma desativada, funciona como um "recife natural", no local a aproximadamente 30 anos , um atrativo de peixes, local de reprodução, inclusive do Mero, peixe em extinção. Serve a pesca submarina e não causa qualquer  impacto ambiental. 

“Aliás, impacto causara a retirada da plataforma, pois ja é rota das sardinhas, sardas, cavalas, chicharros e outros peixes de curso, além dos que vivem em suas bases. Enquanto no mundo criam-se recifes artificiais com navios (o Victoria em Guarapary),  ônibus ou grandes blocos de cimento ( em Florianopolis, no projeto Mero ) , aqui querem gastar dinheiro para retirar um recife artificial já considerado "natural", disse Jaques.

Segundo Jaques, Linhares tem perdido tudo, petróleo, Rio Doce, lagoas, e outras coisas mais, para que o município não perca uma atração turística, esportiva e profissional, ele está  mas a campanha  a "PLATAFORMA É NOSSA", para lutar para que ela permaneça no mesmo lugar, gerando emprego, renda e turismo. Quem desejar entrar nesta campanha faça contatos pelo e-mail: cajamafa@uol.com.br


 
Ao fundo a plataforma desativada que é um grande pesqueiro natural e renovável.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...