1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Invasão da Mata Atlântica é Institucionalizada Em Santa Teresa

enviar por email

31/03/2016 - por Paulo César Dutra

 O município de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo, no Brasil, um dos municípios do Corredor Central da Mata Atlântica, com aproximadamente 40% de mata nativa equivalente a 25 mil hectares, está sofrendo uma invasão institucionalizada nas reservas, com loteamentos de sítios, em terrenos fatiados, para burlar a lei! A Secretaria Municipal do Meio Ambiente sempre que e acionada pelo site, não dá retorno. Do jeito que vai, cerca de cinco mil metros quadrados da mata que estão protegidos por Unidades de Conservação,  a Estação Biológica Santa Lúcia com 440 hectares e Parque Natural Municipal São Lourenço com 265 hectares, serão loteados.

Não existe nenhuma informação oficial se loteamento ou desmembramento clandestino de terrenos no município, se foram embargados pela Justiça ou pelo Ministério Publico estadual.  Estima-se que hoje existam mais de vinte loteamentos irregulares dentro da mata Atlântica no município de Santa Teresa. As pessoas da região, quando são procuradas para falar da invasão institucionalizada, se negam a responder, inclusive falando que desconhecem o fato.

De acordo com o portal da Prefeitura de Santa Teresa, em 1996, foi feito um levantamento na Estação Biológica de Santa Lúcia e foi constatado que, em apenas um hectare de Mata Atlântica, foram encontradas 476 espécies arbóreas, pertencentes a 178 gêneros e 66 famílias. É a maior diversidade de árvores do mundo, superando todos os valores conhecidos da Amazônia e demais florestas tropicais do mundo. Essas informações são de 20 anos atrás!

Este problema, da Mata Atlântica  ser ocupada irregularmente por casas  e chácaras, dizem ter moradoras há muito tempo ali. Mas há muito tempo em alguns lugares, dentro da mata, não existe arvores e sim casas de classe média, algumas até com piscina, churrasqueira e garagem para carros. Algumas foram construídas com mais de um  andar em cima transformando em confortáveis moradias. Como se pode ver, nas fotos anexas a este texto, é uma área que poderia ser preservadas para que no futuro nossos filhos, netos e bisnetos, possam usufruir do verde da Mata Atlântica. 
 
As vezes pessoas juntam dinheiro a vida inteira para comprar um pedaço de terra e são ludibriados por vendedores inescrupulosos que não se preocupam e  fingindo-se que nada de errado ocorre ali. São obras sem o menor bom senso estão depredando o meio ambiente e agredindo as nascentes dos riachos que sustentam as florestas e os animais. 
Em pouco tempo, se continuar assim,  a cidade vai perder os pontos turísticos mais belos de Santa Teresa, que são as florestas. (e-mail- paulodutra2002@yahoo.com.br e cel. (27) 99976.0790). site www.folhadiaria.com.br 






Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...