1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Aracruz Sedia Debate Sobre Aviação Agrícola no ES

enviar por email

18/04/2016

Por: Redação*

Um debate denso em informações técnicas e uma mostra ampla de como funciona a aviação agrícola deram o tom do Dia de Campo do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) ocorrido na última sexta-feira (15) no município Aracruz, no Estado do Espirito Santo, no Brasil. O evento ocorreu na sede da empresa Aeroverde Aviação Agrícola e reuniu cerca de 250 pessoas, de 15 instituições como CREA/RS, Sociedade Espírito-santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Assembleia Legislativa, Secretarias Estaduais de Agricultura e de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, Universidade Federal do Espírito Santo, entre outras entidades. 

A promoção foi do CAS e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), em parceria com a SEEA, CREA/ES e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG). O Dia de Campo teve a palestra do professor João Paulo Cunha, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e um dos coordenadores técnicos do CAS, sobre as técnicas utilizadas para dar precisão às aplicações áreas, a legislação e qualificação exigida do pessoal envolvido nas operações. 

Ele apresentou também os passos para obtenção do selo do CAS (em seus três níveis de certificação). O Dia de Campo teve ainda uma simulação de aplicação aérea com mostra dos equipamentos utilizados e a colocação papéis hidrossensíveis (que indicam onde cai o liquido aplicado) para constatar a precisão da faixa pulverizada.

 Mesa redonda

O fechamento foi com uma mesa redonda envolvendo os agentes de fiscalização, técnicos e representantes do setor aeroagrícola e dos agricultores, para debater as iniciativas para proibir ou restringir o setor no Estado. Houve uma boa participação do público e foi lamentada a ausência do Ministério Público Estadual (MP/ES), que também havia sido convidado para o evento.

E o resultado foi a criação de um grupo de trabalho para promover ações de esclarecimento sobre o setor aeroagrícola junto a órgãos de governo do Estado e debater na Assembleia Legislativa iniciativas que visem a restringir ou mesmo proibir o setor. Aliás, por parte do Legislativo Estadual, os deputados Janete de Sá (PMN) e Freitas (PSD) devem chamar os representantes do setor para uma audiência pública sobre a questão. Os debates envolveram também a necessidade de fiscalização e maior clareza sobre as atribuições de cada órgão.

Os Dias de Campo do CAS devem percorrer até o final do ano as principais regiões produtoras do País. O encontro da próxima sexta-feira será o segundo de uma programação que começou em janeiro, em Regente Feijó/SP. A ação prevê mais seis encontros com palestra, demonstrações e debates sobre a o setor aeroagrícola.

O CAS é o primeiro (e até agora o único) programa de certificação no mundo voltado especificamente para segurança operacional e ambiental em aviação agrícola. A realização é da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), de São Paulo, e a coordenação está a cargo de três universidades públicas: as Federais de Lavras (UFLA) e Uberlândia (UFU), de Minas Gerais, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Botucatu/SP.  O CAS conta ainda com o apoio da ANDEF e do SINDAG.

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com mais de 2 mil aviões (atrás apenas dos Estados Unidos, que tem cerca de 5 mil aeronaves). Trata-se de um setor de tecnologia de ponta e pessoal altamente qualificado. E, mesmo já sendo o único meio de pulverização com legislação específica no Brasil, o programa CAS (que tem adesão voluntária) já abrange 37% das empresas aeroagrícolas nacionais – 87, em um universo de 232. (Com informações do SINDAG - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola).

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais