1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

JUNTOS SOS ES Ambiental Requer do MPES Punição Para Poluidora Samarco

enviar por email

12/07/2016 - por Paulo César Dutra

A entidade JUNTOS SOS ES Ambiental deu entrada ontem, dia 11, no Ministério Público Estado do Espírito Santo – MPES com requerimento para que o órgão abra inquérito para apurar responsabilidade, da empresa Samarco, dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente, das Diretorias Presidente do IEMA e do corpo técnico do IEMA, para punir irregularidades na Gestão Ambiental do AR de Anchieta, por parte destes Gestores da coisa Publica pela não obediência ao Decreto 3463-r aqui enquadráveis e como fundamentado.

O requerimento, assinado pelo presidente da entidade ambientalista JUNTOS, Eraylton Moreschi Junior, foi protocolado sob o número 2016.0019.9300-43, às 15h19m58s, em atenção à Procuradora Geral de Justiça do MPES Elda Márcia Moraes Spedo, se baseando nas informações técnicas do padrão de poeira sedimentável coletados na Estação Guanabara coletadas em 2014, 2015 e 2016.
No último dia 4, a Junto – SOS ES fez uma manifestação  dentro do Movimento Contra a Assinatura de novos Termos de Compromisso Ambiental – TCAs (O movimento  foi lançado dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente), rejeitando a formalização de novos acordos com as poluidoras, como anunciou o governo do Estado, que até hoje não resultaram medidas capazes de garantir a redução da poluição do ar na Grande Vitoria. Segundo Moreschi, os acordos entre poder público e poluidoras resultaram em decisões inócuas.

No documento elaborado pela Juntos, e protocolado no MPES ontem, dia 11, estão detalhadamente explicadas as deficiências advindas da escolha dos TCAs como forma de cobrar das empresas da Ponta de Tubarão, Vale e ArcelorMittal, a redução da poluição do ar.

Requerimento
O documento protocolado pela Juntos SOS, sugere ao MPES requisitar junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente, os resultados das analises de Caracterização e Quantificação do material coletado na Estação Guanabara (Anchieta e Guarapari) dos meses de 2014 e 2015 onde o padrão de poeira sedimentável de 14 g/m².30 dias foi ultrapassado e dos meses onde a Empresa Samarco já estava fora de operação. Com estas informações detalhar as fontes emissoras da empresa responsáveis pela contribuição da mesma na poeira sedimentável. 
Sugere ainda que seja determinada a celebração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nos moldes indicados no documento MPES 2016.0018.4047-51, objetivando ações corretivas urgentes a fim da mitigação das emissões destas fontes responsáveis pela emissão de poeira sedimentável; e de que estas ações sejam condicionantes para a renovação da licença operações e do alvará de funcionamento da SAMARCO.

O documento está baseado nas considerações que Decreto Nº 3463-R de 16/12/2013 Publicado no DOE em 17 dez 2013, que estabeleceu novos padrões de qualidade do ar e dá providências correlatas.

Segundo o documento protocolado no MPES pela entidade Juntos SOS ES, no relatório de dados de monitoramento para de Poeira Sedimentável - PS.Valores em (g/m².30dias) na estação Guanabara, o monitoramento de poeira sedimentável dos anos de 2014, 2015 e 2016 foi verificada uma redução média de 48,16% na poeira sedimentável nos pontos que ultrapassaram o valor padrão de 14 g/m².30dias após a paralisação das atividades da SAMARCO. É só acessar  o link anexado neste texto que o cidadão verá a realidade: http://www.meioambiente.es.gov.br/download/20160610_TabelaPoeira_ABR2016AC.pdf;

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...