1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Colatina Recebe Adutora Alternativa de Água

enviar por email

11/11/2016

Por: Redação*

A Fundação Renova entrega oficialmente à Prefeitura de Colatina, nesta quinta-feira, 10/11, uma estrutura alternativa de captação de água para abastecimento do município. A nova adutora, instalada no rio Santa Maria, tem capacidade para atender cerca de 50% da demanda da região Sul de Colatina, devendo ser acionada nos períodos de variação de turbidez ao Rio Doce, principal manancial hídrico da cidade.

Liberada no final de outubro, a adutora passou por uma fase de testes, com comissionamento do sistema e medição da vazão. Com capacidade aferida em 80 litros por segundo e volume equivalente a 50% do consumo do lado Sul de Colatina, a estrutura já está apta para o funcionamento.

A adutora do rio Santa Maria é resultado de investimentos de R$ 3,5 milhões feitos pela Fundação Renova. A água captada será devidamente tratada pela autarquia de saneamento, o SANEAR (Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental) antes de ser disponibilizada à população.

Ainda como parte das medidas de aprimoramento do sistema de abastecimento público de Colatina, a Fundação promoveu melhoria nas infraestruturas para otimizar das principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade, substituindo praticamente 100% dos leitos filtrantes e realizando manutenção preventiva nos decantadores e válvulas de manobra.

Esse conjunto de iniciativas faz parte do plano de ações para o período chuvoso da Fundação Renova. O plano é composto por medidas preventivas e contingenciais que vêm sendo implantadas para minimizar impactos à sociedade, ao meio ambiente e à atividade econômica nas localidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

O campo de futebol municipal afetado pelas operações de distribuição de água durante o período de passagem da pluma de rejeitos no ano passado será recuperado ainda em 2016, devolvendo ao município uma importante área de lazer e convivência da população.
 
No rio Pancas

A Fundação Renova também está dando andamento à obra de mais uma adutora, agora no rio Pancas, que vai abastecer a ETA 2, na parte Norte da cidade. A obra está com 50% de avanço. A previsão é que seja entregue de forma provisória em fins de novembro, já permitindo o transporte de água, e em caráter definitivo em janeiro de 2017.

Assim como a estrutura do rio Santa Maria, a adutora do rio Pancas foi idealizada para uso emergencial, quando o rio Doce não puder fornecer água por algum motivo. Mas, ela poderá ser acionada a qualquer momento, de acordo com as demandas previstas pelo SANEAR.

Somando as duas adutoras, mais os seis poços artesianos que foram construídos em Colatina, será possível atender a quase 70% da demanda da cidade. A obra do rio Pancas tem previsão de custo de R$ 4,5 milhões.
 
Linhares

A Fundação Renova também entrega, esta semana, ao município de Linhares (ES), uma nova estrutura alternativa para abastecimento de água na localidade. A adutora instalada em Lagoa Nova tem 9 quilômetros de extensão, capacidade para 200 litros por segundo e volume equivalente a 50% do consumo do município, reduzindo a dependência de abastecimento no Rio Pequeno. A água captada será tratada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para ser disponibilizada à população.  
 
Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração, localizada em Mariana (MG). Entidade privada e sem fins lucrativos, a Renova foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. 

Ela foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. As adutoras de Colatina e Linhares constam desse documento e representam a primeira entrega da Fundação Renova no Espírito Santo. Mais informações sobre a Fundação Renova no www.fundacaorenova.org

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais