1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Desafios e as Alternativas de Segurança Para as Barragens de Rejeito

enviar por email

02/03/2018

Da: Redação*

A barragem de rejeitos é uma estrutura empregada na mineração após o beneficiamento de minérios. Ao término do processo gera-se um grande volume de rejeitos com água. Atendendo à legislação, esses elementos não podem ser liberados à natureza, evitando a poluição. Desta forma, são acumulados em um ponto específico, formando as barragens.
 
Nos últimos anos o interesse sobre o tema aumentou, já que os riscos de acidentes merecem muita atenção. Cumprir com as leis e garantir a proteção ao meio ambiente, portanto, é mais necessário que nunca. Ao mesmo tempo em que a barragem de rejeitos continua sendo utilizada para o processo de mineração, ela não é a única escolha disponível. O tratamento de rejeito pode seguir por vias singulares, que são mais seguras e que respeitam a legislação ambiental para mineração.

Uma das possibilidades é o empilhamento do rejeito à seco através do uso do equipamento filtro prensa, reaproveitando a água para os diversos processos da mineradora. Além de trazer mais estabilidade, é uma forma de obter resultados consistentes e eficientes, possibilitando ainda que as áreas tratadas recuperem sua fauna e flora nativa.
 
Como diminui as probabilidades de acidentes, traz segurança ampliada para as empresas e comunidade, melhor atendimento às obrigações legais e de proteção do meio ambiente, contribuindo no fortalecimento da instituição perante ao mercado.

Desde que chegou ao mercado Brasileiro, a ANDRITZ tem se destacado pela união de tecnologia, inovação e excelência em seus equipamentos.  A multinacional é a primeira empresa a produzir filtros prensa com placas de 2,5x2,5m no Brasil. Este equipamento auxilia na substituição das tradicionais barragens, com resultados operacionais otimizados.

Além disso, as opções de lonas de filtração para filtro prensa produzidas pela ANDRITZ, podem ser aplicadas nas mais variadas áreas, de modo que se adaptam às mineradoras e beneficiadoras independente de seu porte.
 
Cada tipo de rejeito exige uma lona de filtração específica para atender a demanda em altos níveis de produtividade. Para contornar essa questão, a ANDRITZ realiza testes in loco, com equipamentos móveis. Além disso, o laboratório localizado em Pomerode, Santa Catarina, é tecnicamente estruturado para a realização de ensaios com amostras do rejeito nas diferentes tecnologias para desaguamento de rejeito e concentrados como: filtro prensa, lonas de filtração, filtro hiperbárico, filtro esteira, filtro esteira à vácuo, espessadores e decanter tipo A.

A importância
A ANDRITZ possui diferenciada assistência técnica, garantido o suporte necessário no uso da tecnologia em campo, válida para todo o Brasil e demais países da América do Sul. Com isso, as empresas contam com a completa segurança e previsibilidade para a gestão, já que ter um corpo técnico capacitado para o suporte faz toda a diferença.

Ao final, adotar a tecnologia de filtro prensa para a substituição de barragem de rejeito é uma forma das mineradoras se destacarem e conseguirem resultados progressivamente positivos no seu mercado e ambiente no qual atuam. 
 


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...