1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

A Primeira Guerra Mundial Nasceu Com Apenas Dois Tiros

enviar por email

23/11/2015 - por Paulo César Dutra

       A Primeira Guerra Mundial que aconteceu entre o dia 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918, foi um confronto global centrado na Europa que causou as mortes de 11 milhões de pessoas, destruiu quatro monarquias. Ela poderia ter sido evitada se não houvesse a intenção econômica e de conquistas de espaços territoriais por parte dos reinados europeus da época. 

       A guerra nasceu com um sérvio-bósnio, Gavrilo Princip, de 19 anos, que foi provavelmente o homem mais importante do último século. Ligado à organização terrorista Mão Negra, ele assassinou o arquiduque – e provável herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro – Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, Duquesa de Hohenberg, durante uma visita à Bósnia. Ele viveu míseros 23 anos e mudou completamente os rumos da História. Com apenas duas balas, Gravilo iniciou a Primeira Guerra Mundial, que destruiu quatro monarquias, conduzindo a um vácuo de poder preenchido pelos comunistas na Rússia e pelos nazistas na Alemanha, que então se enfrentam em uma Segunda Guerra Mundial. 

       A maioria dos historiadores considera que o século XX nasceu em 1914, logo em essência, Gavrilo Princip é o homem que o criou. Alguns minimizariam a importância de Princip dizendo que, considerando as tensões da época, uma Guerra de Grandes Potências era inevitável mais cedo ou mais tarde; mas escrevo que ela não era mais inevitável do que, por exemplo, uma guerra entre a Otan e o Pacto de Varsóvia. 

       Sem a fagulha, a Primeira Guerra poderia ter sido evitada e sem ela não teria havido o russo Lenin (Vladimir Ilyich Ulyanov -  nasceu em 22 de abril de 1870 e morreu em 21 de janeiro de 1924), o alemão-austríaco Hitler (Adolf Hitler -Nasceu em 20 de abril de 1889 e morreu 30 de abril de 1945) e o norte-americano Eisenhower (Dwight David Eisenhower – nasceu em 14 de outubro de 1890 e morreu  em 28 de março de 1969)

       Discussões à parte, o fato é que há poucos mais de cem anos o mundo viu explodir a Primeira Grande Guerra. E os seus números impressionam. 70 milhões de soldados travaram um longo conflito, disparando 1,3 bilhões de projéteis. Ao todo foram mais de 10 milhões de mortos (6 milhões de civis e 5 milhões de militares),20 milhões de feridos, 6 milhões de prisioneiros, 10 milhões de refugiados em toda a Europa, 3 milhões de viúvas e 6 milhões de órfãos. Ao todo, calcula-se que a guerra tenha custado US$180 bilhões.

       A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o Mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (Reino Unido, França, Império Russo e Itália) e os Impérios Centrais (Império Alemão e Áustria-Hungria). Estas alianças reorganizaram-se e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra, a exemplo dos Estados Unidos que apoiaram os aliados. 

       Entre as causas da guerra inclui-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. 

       Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato Habsburgo contra o Reino da Sérvia. 

       Diversas alianças formadas ao longo das décadas anteriores foram invocadas, assim, dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra; através de suas colônias, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta. Em 28 de julho, o conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da Bélgica, Luxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha. 

       O Império Russo entrou em colapso em março de 1917 e a Rússia deixou a guerra após a Revolução de Outubro, mais tarde naquele ano. Depois de uma ofensiva alemã em 1918 ao longo da Frente Ocidental, os Aliados forçaram o recuo dos exércitos alemães em uma série de ofensivas de sucesso e as forças dos Estados Unidos começaram a entrar nas trincheiras. 

       A Alemanha, que teve o seu próprio problema com os revolucionários, neste ponto, concordou com um cessar-fogo em 11 de novembro de 1918, episódio mais tarde conhecido como Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados. Gavrilo morreu sete meses antes do final da guerra, no dia 28 de abril de 1918, decorrente de uma tuberculose em Theresienstadt, um campo de refugiados na República Tcheca.

       Até o final da guerra, os impérios, Alemão, Russo, Austro-Húngaro e Otomano, deixaram de existir. Os Estados sucessores dos dois primeiros perderam uma grande quantidade de seu território, enquanto os dois últimos foram completamente desmontados. O mapa da Europa central foi redesenhado em vários países menores.  

       A Liga das Nações (organização precursora das Nações Unidas) foi formada na esperança de evitar outro conflito dessa magnitude. Há consenso de que o nacionalismo europeu provocado pela guerra, a separação dos impérios, as repercussões da derrota da Alemanha e os problemas com o Tratado de Versalhes foram fatores que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...