1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Simples e Fugaz

enviar por email

04/02/2016


"Embaixo — o mar em cima — o firmamento... E no mar e no céu — a imensidade! Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!"
(Castro Alves)

Lá onde céu e mar parecem um só, ele resolveu se sentar. Não havia horizonte, pois, tudo indicava, não havia fronteiras entre nós e o paraíso. Dava até para beijar o céu. Dava até para brincar de Deus. Dava até para se lançar no azul. 

O pé na areia, no entanto, mostrava que ele estava sobre a terra. Abraçado pela ela, sentiu uma energia passar pela sua espinha. Era um recarregar de baterias, era uma força que o preenchia, algo que, há muito, precisava.  Era o saber que fazia parte de algo, de que ele era tão ínfimo, mas que podia se sentir tão grande. Um pouco daquela imensidão. 

O corpo ao vento o fazia lembrar que estava vivo... e como isso era bom! O vento que batia no flanco; o sol que batia na pele; fechou os olhos; abriu os braços; e deixou as ondas do mar o acariciar. Sentia-se como o feto, no útero materno. Pois se não é do mar que a vida veio. Do mar, no ventre da mãe; da mãe, no ventre da Terra.

Não havia tristeza: casais enamorados, pensando um no outro; casais casados, pensando nos filhos; crianças como anjinhos, fazendo suas diabruras; idosos, voltando a ser crianças. Ninguém se importava, ninguém corria, ninguém ligava. Não havia relógios, nem compromissos. O tempo não existia. 

Ele queria ficar ali, para sempre: os pés descalços, o corpo aberto, o olhar na imensidade. Sabia que era impossível, no entanto. Uma hora, a realidade o reencontraria. Mas sabia, também, que a felicidade precisava ser fugaz. Simples e fugaz. Não se importava. Outra hora, voltaria.  

*Publicado também em anaximandroamorim.com.br
**   Advogado, professor e escritor. 


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...