1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Uma Pedra Poderosa

enviar por email

14/03/2016 - por Paulo César Dutra

Eu ganhei uma pedra que andou mais de oito mil quilômetros na bagagem de uma amiga, a escritora e cronista Nancy Araújo de Souza que viajou do Brasil para a Europa e vice versa. Em um dos seus passeios, saindo de Lisboa (Portugal) foi conhecer a ilha da Madeira, que é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Uma viagem de 973 quilômetros de avião.

Vou fazer o comercial da Ilha da Madeira. Ela constitui, conjuntamente com Porto Santo, ilhas Desertas e ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autônoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal. A ilha da Madeira possui origem vulcânica, 742,4 km², extensa flora exótica e o seu clima é subtropical. A economia é amplamente voltada para o turismo. Não precisa nem revelar que esta amiga é uma pessoa muito simples, professora aposentada em Belo Horizonte, Minas Gerais, como eu, que toda oportunidade que tem, viaja.

Não conheci a Nancy pessoalmente, conversamos algumas vezes por telefone e a maioria através de e-mail. Eu gosto de pesquisar e escrever, resumidamente, histórias não só de personagens capixabas. E por acaso eu fazia uma pesquisa a respeito do pernambucano Tenente Evaristo (José Evaristo de Lima(1872-1902), um oficial da PM capixaba entre 1898 e 1902 quando foi executado em Rio Pardo (hoje Iúna), lugar de desmandos, medo e horror, palco de crimes bárbaros.

Foi ai que descobri que a Nancy, natural de Mutum-MG, região vizinha de Iúna, também pesquisava o mesmo assunto, inclusive já havia conseguido uma cópia original do livro “O Tenente Evaristo” um romance escrito e publicado em 1904, pelo paranaense Ângelo Guarinelo (1876/1959). E carinhosamente ela me cedeu uma cópia e depois quando escrevi um artigo sobre o livro na Revista Sim (Do Grupo Rede Sim-ES), enviei para Nancy. E passamos a trocar informações e escritos.

E, quando Nancy retornou da Europa, passou pelo Espírito Santo, mais precisamente em Vila Velha onde tem familiares, ela me ligou que havia trazido uma pedra vulcânica de uma das praias da Ilha da Madeira, acredito que tenha sido da Praia Formosa. Fui até lá, com minha família, para conhecer a Nancy.  E foi um encontro super agradável, e recebi a minha pedra (Confesso que não sou profissional neste assunto) e não consegui identificar o tipo do granito. 

A princípio identifiquei como um Cristal de rocha ou quartzo branco, que transmite energia cósmica e proporciona um equilíbrio físico e mental, usada para cura e meditação, ajuda a vencer ansiedade. Protege contra todos os tipos de radiação e quando usada em sua forma bruta (drusa), tem a função de proteger e energizar o ambiente.

Como ando muito no sol e adora tomar banho de bar, imaginei que era um Topázio, que  regenera a pele e desintoxica o organismo. Beneficia a atividade do fígado. Clareia nossa visão interna, mostrando a direção correta a seguir.  Não! Pode ser uma Ametista, que é boa para a insônia e enxaqueca, aumenta a memória e a motivação, é usada para a meditação. Ameniza o stress e a tensão interior. Também ajuda a entender e lembrar os sonhos.
 
Parei um pouco olhando para a pedra e admiti, é um Lápis-lazúli, que é a pedra da decisão, transmite autoconfiança, é um poderoso amplificador do pensamento. Aumenta as habilidades psíquicas e abre o terceiro olho. Meditei um pouco e afirmei é uma
Ágata, que aperfeiçoa o ego e a auto-estima, ilumina a mente, protege contra roubos, fortalece o coração e ajuda a resolver problemas com heranças.

Não! É uma Amazonita, que acalma o sistema nervoso, traz alegria, ajuda a nos expressarmos melhor e com mais criatividade. Pensei melhor, é um Olho de falcão, pedra energizante, que ajuda a conseguir discernimento sobre suas próprias faltas e a pensar mais claramente. Bom, não sou hipocondríaco, mas acho que é um Jaspe, que é recomendada para doenças da bexiga, olfato, fígado, rins, vesícula e epilepsia.
 
Ela pode ser uma Água marinha, que acalma e tranqüiliza os ambientes, estabilizando e harmonizando as relações. Filtra somente as informações necessárias ao cérebro. Reduz o medo e cura inflamações da garganta. Acho que é a pedra da minha sorte é Citrino que atrai as riquezas, os bens materiais, sua energia aumenta a motivação, ajuda nos negócios e no trabalho em geral.

Será um Ônix, a pedra que evita a depressão dando poder, equilibrando a mente e o corpo, evitando o stress mental e emocional. Ou como dizia minha mãe, é um Olho de tigre, a pedra que protege do mau olhado e de todas as energias negativas. Ajuda a reconhecer nossos recursos internos e a usá-los para a realização dos nossos sonhos.

Olha, parece que é uma Hematita, a pedra que ajuda a emagrecer, eficaz na regeneração dos tecidos, na purificação do sangue e na função renal. Estimula a oxigenação do organismo. É uma Granada, pedra que estimula a paixão. Recicla os sentimentos, renovando o amor, a energia e a coragem. Ajuda a encontrar um novo parceiro, dando força, autoconfiança, orgulho e sucesso.
 
É uma Pirita, pedra que atrai sorte e dinheiro a quem a possui. Indicada para os negócios em geral, também é benéfica para o sistema circulatório e respiratório, reduzindo a ansiedade e as frustrações. Pelo formato, parece uma Calcita, a pedra que fortalece os ossos e as articulações, também é benéfica para os órgãos de limpeza do organismo. Acho que é Cornalina, a pedra que influencia fortemente os órgãos de reprodução. Está sintonizada com a energia da terra e é boa para pessoas distraídas, confusas e desconcentradas. 

Estou vendo um Crisoprásio, a pedra que torna as pessoas menos egoístas, ajuda a quem tem problemas de gota, mentais e visuais. Pode ser uma Dolomita, que previne ataques cardíacos, cura cálculos biliares e afecções da boca como "herpes" e "aftas". Também é boa para espasmos e hepatite. Tonifica os músculos, fortalece e firma os nervos.
 
Acho que estou chegando em Minas e Goiás. É uma Esmeralda, a pedra da inspiração e ajuda a obter equilíbrio, boa para relaxamento. Usada para controlar a taxa de açúcar no sangue. Passa uma borracha, é uma Fluorita, a pedra que sintoniza a mente com o espírito, auxilia a combater distúrbios mentais e proporciona um despertar espiritual. Também utilizada em tratamentos de coluna. Ou quem sabe, mas pode ser Geodo de ágata, a pedra usada para manter a união dos casais. Deve ser usada no estado bruto, as duas metades iguais.

É a Jade, a pedra que fortifica os músculos, corrige problemas respiratórios eliminando a tensão. Promove a harmonia. Ou seria a Malaquita, a pedra que pode ser usada como preventivo para a gravidez. Colocada na área do terceiro olho, ajuda a acalmar a mente e neutraliza os pensamentos negativos. É Obsidiana a pedra que  ajuda a afastar a negatividade e protege em especial as pessoas sensíveis. Estimula o desejo de viajar e ver novos horizontes. Ajuda a esquecer amores.

Estou viajando como a pedra que Nancy trouxe para eu, da Ilha da Madeira, mas não cansei ainda. Vamos insistir na mística da pedra. É um Opala, a pedra que aumenta a criatividade o amor e alegria. Diversifica e distribui a energia. Poder ser Pedra da lua, que ajuda os órgãos de limpeza digestão e reprodução. Acalma e equilibra as emoções. Não é Rodocrosita, uma pedra benéfica para asmáticos ou pessoas que sofram de problemas respiratórios. 

Uma Turmalina negra, que elimina as energias negativas do ambiente e das pessoas. É uma pedra muito usada nos períodos de crise e de muito stress. Neutraliza a raiva o ressentimento a inveja e a insegurança. Acho melhor uma Turmalina rosa, que suaviza as emoções e facilita o processo criativo. Boa para pessoas com dificuldade de relacionamentos ou com medo de se ferirem em questões de amor. Ajuda a pessoa a se aceitar e amar a si mesmo.

É uma Turqueza, a pedra que entra em contato com a energia da pessoa e a transmite para o mundo exterior. Estimula a elevação de objetivos e ou entendimentos. Ajuda as pessoas a se auto-realizarem. É Âmbar uma resina fossilizada proveniente de antigos pinheiros. Aumenta a beleza natural, estimula a felicidade e traz amigos para os solitários. Ajuda contra a perda de memória, dificuldade para tomar decisões, ansiedade e comportamento excêntrico. É uma Mica indicada para o estresse, medos, melancolia. Afasta as irradiações, tendência para o esquecimento, esclerose, calma e Paz.

Acho que paguei o maior Mico, chutando a mística da pedra da  Ilha da Madeira que a Nancy trouxe para mim. O significado dessa pedra vulcânica da Praia Formosa é a soma de todas as pedras que mencionei acima. É poderosa como um abraço de 20 segundos...

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...