1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

enviar por email

05/02/2024

 Por Gabriela Bubniak
18.01.2024
 
Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender a extrair o que há de positivo nos percalços da vida

Um romance para ser degustado e apreciado como um bom doce de confeitaria. Por meio de uma jornada gastronômica de aguçar o paladar, e personagens femininas fortes de aquecer o coração, a psicóloga Senia Reñones dialoga com os leitores sobre as particularidades, desafios e surpresas da vida. Chocolate Meio Amargo faz uma alusão ao intenso sabor das perdas e culpas carregadas ao longo do tempo, e enaltece a oportunidade de enxergar o que há de doce nos aprendizados, recomeços e no amor.

Esta história de dar água na boca se inicia nos primórdios da família Smith – fim do século 19 –, quando o inglês Richard chega ao Brasil e se torna um grande produtor de café. A fazenda e terras da família mais tarde são herdadas pela neta do patriarca, Mary, única sobrevivente. Viúva precocemente, ela assume o papel crucial de criar a neta Anna, enquanto a filha Lara enfrenta dificuldades em se reconhecer como mãe.

A relação entre Mary e Anna se desenvolve na cozinha da fazenda, mas também entre viagens pela França e Espanha, e as delícias culinárias desses países. Esta relação com a gastronomia faz de Anna uma brilhante chef Pâtissier, apaixonada por sabores, fragrâncias e cores. Porém, o destino sempre reserva surpresas e Anna se vê na responsabilidade de criar o irmão mais novo Ricardo, como fez a avó, o que impôs limitações em sua vida amorosa.

Há muito tempo ela sabia que seu amor por Ricardo não era como irmão,
e sim como filho, da mesma forma que ela fora cuidada e criada por Mary
como se fosse sua filha. As duas não puderam fazer outra escolha, fora
impossível para ambas fugirem da responsabilidade e amor que as libertara
e as aprisionara ao mesmo tempo. (Chocolate Meio Amargo, pág. 140)

Respaldada pelos 30 anos de experiência na psicologia clínica, Senia Reñones constrói personagens fortes, porém imperfeitos, na tentativa de retratar a natureza humana, e a busca de cada um pela própria essência e lugar no mundo. Sob influência de nomes como Gabriel Garcia Márquez, José Saramago e Isabel Allende, a autora explora o protagonismo feminino e dá espaço à pauta LGBTQIAP+, com a jornada de autoaceitação de Ricardo que assume a homossexualidade.

Experiência sensorial que mistura ingredientes emocionais e culinários, Chocolate Meio Amargo aborda ainda temas como morte, superação, empatia e também imigração. Filha de mãe espanhola e pai argentino, a autora paulista busca mostrar que o mundo é movido por pessoas, independentemente de seu país de origem ou o país para onde acabam imigrando.

FICHA TÉCNICA
Título: Chocolate Meio Amargo
Autora: Senia Reñones
Editora: Bookstart
ISBN: 978-85-9514-000-4
Páginas: 160
Preço: R$ 40,00
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Senia Reñones é psicóloga clínica há 30 anos e tem seu trabalho focado no atendimento de adolescentes e adultos. Filha de pais imigrantes, a mãe espanhola e o pai argentino, a paulistana se aventura agora na literatura para levar os temas imigração e comportamento humano à ficção; assim nasceu Chocolate Meio Amargo seu romance de estreia.

Instagram da autora: @senia_renones
Gabriela Bubniak
Assessora de imprensa
(47) 9 9223-0173
(11) 2275-6787
www.lcagencia.com.br/

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais