1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Pneumologista Diz Que Atletas Estão Sujeitos a Carga Alta de Exposição ao Monóxido de Carbono na 5ª Corrida Vale

enviar por email

18/10/2015 - por Paulo César Dutra

        A presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo – SPES, a médica Ciléa Aparecida Victória Martins revelou que as pessoas que irão participar da 5ª Corrida Vale na área industrial do Complexo Tubarão em Vitória, Estado do Espírito Santo, estão sujeito a uma carga alta de exposição ao monóxido de carbono, podendo ter severos episódios de crises de falta de ar. 

       O presidente da Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, entidade que se posicionou contra essa corrida dentro da área industrial da Vale, ao ser oficializado que o evento foi autorizada no último dia 17, conforme consta no Calendário de Corridas de Ruas da Federação Capixaba de Atletismo – FECAt, entrou em contato com Confederação Brasileira de Atletismo  - CBAt , exigindo uma providencia, pautando pela saúde e qualidade de vida dos atletas. A CBAt já respondeu o pedido informando que fará uma reunião sobre o assunto. A corrida está programa para começar às 8 horas, do dia 1º de novembro próximo.

Os riscos

      A médica Ciléa Aparecida Victória Martins disse que  “na minha opinião como presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo – SPES, infelizmente , esse evento é uma forma de mostrar uma falsa recuperação do ar em que vivemos , uma afronta nossa população , evidente que é impossível ter melhorado o ar em tão pouco tempo, expondo o pulmão desta forma tão agressiva , o pó continua , o ar esta mais seco , não temos chuva a meses, isso inviabiliza qualquer  melhora na qualidade do ar”.

      Prossegue, “sendo assim, as pessoas que irão participar deste evento dentro da própria Vale , estão sujeito a uma carga alta de exposição ao monóxido de carbono, podendo ter severos episódios de crises de falta de ar, coceira e irritação ocular, laringites , rinites , sinusites , crises de asma, e dependendo, da imunidade destas pessoas , levar ate quadros de pneumonias , devido inalação de um ar pesado , seco , irritante a mucosa bronquica, mucosa nasal , podendo provocar sangramento nasal”.

     “Bom, na minha humilde opinião, junto com os demais colegas pneumologistas e alergistas, será de grande risco tal evento, pois não temos percebido nenhuma melhora do nosso ar, só se nesta área houve este privilégio de recuperação. E que essa luta continue para um pulmão melhor, para todos nós, para crianças e idosos que tanto sofrem com tantas idas a Postos de Saúde  e as vezes ate ficando internados”, disse a médica.



Complexo de Tubarão onde será a 5ª Corrida vale


Criança vítima da poluição de Tubarão

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...