1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

AESMP Faz Corrida Para Incentivar Promotores Praticar Atividades Físicas

enviar por email

03/11/2015

Por: Elimar Cortês

     Incentivados pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotores e procuradores de Justiça têm procurado cada vez mais a prática de atividades físicas como forma de driblar o estresse do cotidiano. Exemplo positivo desse incentivo aconteceu no dia 25 deste mês, quando foi realizada com sucesso a 1ª Corrida da AESMP. O evento ocorreu na área do Quartel do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em Vila Velha.

     O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), o promotor de Justiça Adélcion Caliman, participou da corrida ao lado da esposa, Ângela Cristina Babilone, e da filha, Maria Luíza. O filho caçula do casal, João Vitor, não pôde correr por causa da idade, mas pratica tênis. Caliman salientou que vem procurando incrementar cada vez mais o Departamento de Esportes da AESMP e que a segunda versão da ‘Corrida’ está mantida para o próximo ano.

     “Todos nós precisamos praticar atividade física. Às vezes eu não encontro tempo, mas minha esposa e meu casal de filhos me incentivam a fazer exercícios físicos. Foram eles que me incentivaram a participar dessa 1ª Corrida da AESMP”, frisou o promotor de Justiça Adélcion Caliman.

     Os cinco primeiros colocados em cada categoria (Masculina e Feminina) da corrida receberam troféus. Com um tempo de 15 minutos e 50 segundos, o estudante de Medicina e jogador de futebol de areia Estêvão Gasparini e Silva, 16 anos, foi o vencedor entre os homens. Foi seguido de perto por seu pai, o promotor de Justiça Luiz Antônio de Souza e Silva; o juiz de Direito Fábio Gomes e Gama Júnior, que é casado com a promotora de Justiça Flávia Varejão Rossoni; e os promotores de Justiça Caio Hipólito Pereira e Lidson Fausto da Silva.

     Na Categoria Feminina, a vencedora foi a promotora de Justiça Mônica Bermudes Medina Pretti, que percorreu os cinco quilômetros em 21 minutos e 40 segundos. Logo depois chegaram a promotora de Justiça Cláudia Torres Sasso, Analúcia Peron Benevenute (esposa do promotor de Justiça Ivan Soares de Oliveira Filho) e as promotoras de Justiça Renata Beatriz Oliveira Ferreira Nemer e Renata Lordelo Colgnago.

     Incentivado pelo pai a praticar esportes, o estudante Estêvão, que é ala do Vila velhense, comemorou a primeira colocação ao lado da família – os pais e seus cinco irmãos. “É a primeira vez que conquisto uma corrida com atletas acima de minha idade. Geralmente,  disputo na categoria 16-18 anos. Foi uma boa experiência”, disse Estêvão.

     Campeã entre as mulheres, Mônica Bermudes Pretti pode ser considerada uma atleta e incentiva às colegas de Ministério Público Estadual a fazer o mesmo. Ela pratica corridas há 10 anos: já disputou nove vezes a ‘Dez Milhas Garoto’, correu seis meias maratonas e disputou competições no Rio de Janeiro e na Argentina. Ela explica que, para manter o fôlego e o pique, treina pelo menos três vezes por semana em Linhares, onde atua na Promotoria do Meio Ambiente:
 
     “Corro três dias por semana e faço musculação e pilates. A corrida ajuda muito o cotidiano de nós Promotores de Justiça”, disse a promotora de Justiça Mônica Bermudes Pretti. “O evento de hoje é um marco da nossa Associação. Eu esperava por essa corrida há noves anos, período em que estou atuando como Promotora de Justiça. Posso garantir que esta 1ª Corrida da AESMP foi um sucesso absoluto”, completou.

     Ao final do evento de domingo, o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Adélcion Caliman, agradeceu publicamente o comandante do 38º BI, coronel Edson Massayuki Hiroshi, pela acolhida no Quartel.
 
     “Estendemos o agradecimento ao tenente Oliveira e ao cabo Eloy, que desde cedo se prontificaram em ajudar nossa equipe de apoio, formada por funcionários da AESMP, que também estão de parabéns”, disse o presidente da AESMP, o Promotor de Justiça Adélcion Caliman.
 
     O comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel Hiroshi,  retribuiu os agradecimentos e colocou a unidade à disposição não só dos membros do Ministério Público Estadual bem como de toda sociedade capixaba:
 
     “É uma satisfação muito grande em receber todos vocês em nossas dependências. Procuramos manter um relacionamento com todos os setores da sociedade do Espírito Santo. É importante que todos possam aproveitar esse espaço do 38º BI. O Exército tem uma tradição histórica em apoiar iniciativas esportivas. Tanto que desenvolvemos um projeto chamado ‘Forças do Esporte’, em que atendemos diariamente 120 crianças que residem em áreas de risco social de Vila Velha. Aqui, meninos e meninas almoçam, fazem lanche, praticam atividades esportivas e aprendem noção de disciplina e hierarquia. As portas do 38º estarão sempre abertas para a Associação Espírito-Santense do Ministério Público, seus associados e familiares”, assegurou o coronel Hiroshi, agraciado com uma medalha relativa à 1ª Corrida da AESMP, assim como o tenente Oliveira e o cabo Eloy.

O resultado da corrida 

Masculino:
Estêvão Gasparini: 15’,50’’
Luiz Antônio: 17’,22"
Fábio Gama: 18’,09”
Caio Hipólito Pereira: 18’,43”
Lidson Fausto da Silva: 19’,41”

Feminino:
Mônica Bermudes Pretti: 21’m40”
Cláudia Torres Sasso: 23’,34”
Ana Lúcia Peron: 23’,08”
Renata Beatriz: 24’,12”
Renata Lordelo: 24’,13”

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...