1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Vitória Usa Força-Tarefa e Exército no Combate do Mosquito da Zika

enviar por email

03/12/2015

Por: Redação

       A Prefeitura de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no Brasil declara situação de emergência na cidade em função da epidemia de Zika vírus, dengue e chikungunya, doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O combate envolve os soldados do Exército, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde - Semus, para garantir uma ação intensa e evitar o avanço da Zika e suas sequelas, como a microcefalia. O decreto municipal encaminhado ontem, quarta-feira, dia 2. para publicação.

       A ação será deflagrada no próximo domingo (6), das 9 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito Aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos.
 
       "Com a situação de emergência e a intensa mobilização de guerra contra o mosquito transmissor das doenças virais, queremos evitar o pior, que são as consequências graves, como a geração de crianças com microcefalia", disse o prefeito Luciano Rezende. Ele ressaltou ainda que o objetivo é prosseguir com uma ação bastante intensa, envolvendo as lideranças comunitárias, religiosas e entre outras mais.

Casos

       Até ontem, quarta-feira (2), haviam sido notificados 169 casos de Zika e seis gestantes estão sendo monitoradas pela rede municipal de saúde. Ode acordo com levantamentos da Semus, os bairros com maior incidência são Bonfim (25 casos), Bairro da Penha (23), Itararé (14), Santo Antônio (14) e Jesus de Nazareth (8).

       Já a dengue teve o total de 3.599 notificações até novembro de 2015 e 3.449 em 2014 no mesmo período. A chikungunya não teve registro em Vitória até o momento.

Alerta

       A situação de epidemia do vírus Zika levou a Prefeitura de Vitória a adotar medidas de alerta e convocação de uma força-tarefa, além de mobilizar moradores para apoio ao combate do mosquito.

       "O alerta é importante para que o morador de Vitória entenda que a parte dele é fundamental na luta contra o mosquito. O Zika vírus é novo, mas a forma de combate do Aedes aegypti não muda. É preciso eliminar os criadouros e é fundamental a mudança de comportamento", ressaltou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra. Todos devem fazer o check list de sua casa e verificar os possíveis criadouros para eliminá-los.

Bloqueio

       A Semus vem fazendo o bloqueio de possíveis novos casos dessas doenças com o uso de inseticida jogado pela equipe da secretaria (que trabalha com o material nas costas) e com produtos químicos. Além disso, há a eliminação de criadouros com larvicida pelas equipes de agentes de endemias.

       O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental já fez a capacitação das equipes de saúde de todas as unidades de saúde recentemente. Foi solicitado para que seja elaborado um plano de intervenção com orientações aos moradores, membros do conselho local e agentes de combate às endemias, além de agentes comunitários, totalizando cerca de 450 pessoas.

Fumacê

       Durante todo o mês, o carro fumacê seguirá um itinerário nos bairros, fazendo a circulação de madrugada, no período das 4 às 7 horas, e à noite, das 18 às 21 horas. O ciclo teve início ontem, quarta-feira, dia 2. Veja o roteiro na tabela abaixo.



Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...