1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

TJES Instala Comitê de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação

enviar por email

25/01/2016

Por Redação*

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, instalou oficialmente na última sexta-feira, 22/1, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), no âmbito do Poder Judiciário Estadual, com a presença de todos os integrantes do CGTIC, que tem o desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy como presidente.

A solenidade de instalação foi no gabinete da presidência e ainda contou com a presença do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, conforme destacou o presidente do TJES, foi o pioneiro no Estado em Tecnologia da Informação. Desembargador Annibal lembrou que o Comitê é um órgão multidisciplinar, formado por desembargador, juízes e servidores do Poder Judiciário.

“Todos os caminhos levam à informatização do Poder Judiciário, portanto, esse é um processo irreversível. O Comitê pode contar com todo apoio e colaboração desta presidência do Tribunal de Justiça, pois eu tenho grande entusiasmo por essa área”, ressaltou Rezende Lima, que concluiu: “Faço um apelo para que possam ajudar ao Poder Judiciário a ter presença destacada no cenário nacional”.

O presidente ainda solicitou ao desembargador Fernando Bravin que ele não só formule a política de TIC, como também acompanhe toda sua execução, para que a curto e médio prazo, o TJES possa corresponder as expectativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente do Comitê agradeceu a confiança e destacou que a instituição do CGTIC, de forma embrionária, é uma caminho sem volta determinado pelo CNJ. “O Tribunal de Justiça desenvolvia seus projetos nessa área e não tinha que reportar seu sucesso ou insucesso. Agora não. É um desafio gigante. É uma imposição do CNJ, que orientou todos os Tribunais de Justiça e nós queremos fazer o melhor, queremos todos empenhados dentro desse processo de execução”, falou desembargador Fernando Bravin.

Por fim, o desembargador Pedro disse “todos falam de progresso, mas ninguém sai da rotina, portanto, desejo que todos do Tribunal de Justiça saiam da rotina”, concluiu o ex-presidente do TJES.

O juiz assessor da presidência para assuntos do CNJ, Anselmo Laranja, lembrou que o TJES foi um dos primeiros Tribunais do país a implantar este Comitê, com destaque no CNJ. E que apesar desse setor demandar recursos financeiros, ele é testemunha do empenho da atual administração em vencer esses desafios.

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui ferramenta indispensável à realização das funções institucionais do Judiciário. A criação do comitê atende à Resolução do CNJ 211/2015, que instituiu a Estratégia Nacional de Justiça da Informação de Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2015-2020.

O projeto está amparado na Lei 11.419, de dezembro de 2006, e nas Resoluções do CNJ 91/2009, 121/2010, 182/2013, 195/2013, 2010/2015 que dispõem sobre a informatização do processo Judicial.

O CGTIC definirá princípios e diretrizes que orientam a forma de utilização da tecnologia da informação no TJES, estratégias, indicadores e metas institucionais. Aprovará planos de ações, táticos, operacionais e de nivelamento que serão elaborados pelo Comitê Gestor de TIC.

O grupo também vai desenvolver ações de capacitação para gestores e técnicos, priorizar a elaboração de projetos de sistemas de informação e avaliar os padrões estabelecidos pelo CNJ.

Até 1º de março o Comitê de Governança deverá apresentar à presidência do TJES o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).

O Ato Normativo nº 004/2016, que institui o Comitê e define suas competências, está assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Annibal de Rezende Lima, e publicado no Diário da Justiça do último dia 14. Com informações da Comunicação do TJES.

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais