1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Prefeitura Não Paga, Luciano e Vereadores Ficam Só Na Pipoca do Carnaval

enviar por email

28/01/2016 - por Paulo César Dutra



 A Prefeitura de Vitória não pagou os R$ 5 milhões exigidos pela Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba - LIESES e por causa o prefeito Luciano Rezende e os 15 vereadores do município vão ficar sem convites e camarotes para entrarem no Sambão do Povo. Ou seja, vão ter que se contentar com a Pipoca do Carnaval Fora de Época, que acontece no dias 29 (sexta-feira) e 30 (sábado), no bairro Mário Cypreste, em Vitória, no Espírito Santo, no Brasil. Quem não paga fica na "pipoca", longe das escolas de samba.

O caso estava sendo discutido ontem, no final da tarde, na Câmara Municipal de Vitória, onde o vereador Max da Mata estava procurando apoio dos demais vereadores para convencer o presidente da LIESES, Rogério Sarmento, que foi reeleito no último dia 15, para mudar a decisão e liberar os convites. Até às 23h30m de ontem, quando era fechada essa edição do Folha Diária, estava tudo como antes, prefeito e vereadores na “pipoca”.

O fato é inédito e ninguém soube informar qual foi o motivo eu levou o prefeito Luciano Rezende a se negar pagar as contribuição de R$ 5 milhões para o Carnaval Fora de Época de Vitória.  Para quem não sabe, o prefeito reduziu em mais de 80% as despesas com a folia da Capital. 

Os desfiles 

Na sexta (29), pelo Grupo A, os desfiles começam às 21 horas. Pela ordem, desfilam Chegou o que Faltava, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Novo Império e Rosas de Ouro. 

No sábado (30), pelo Grupo Especial, os desfiles começam às 21 horas. A Barreiros abre as apresentações e, na sequência, desfilam Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, Mocidade Unida da Glória (MUG), Unidos da Piedade e Boa Vista.

A concentração das escolas de samba será feita nas avenidas Dário Lourenço de Souza e Nair de Azevedo Silva. O posicionamento das alegorias acontecerá conforme a ordem pré-estabelecida dos desfiles.

No Grupo Especial, cada escola terá, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 70 para desfilar, e, em caso de não cumprimento do horário e do tempo total, a agremiação será penalizada com perda de ponto (perda de 0,01 para cada minuto ou fração de minuto não utilizado ou excedente). No Grupo A, o tempo de duração do desfile de cada escola de samba será de, no mínimo, 45 e, no máximo, 55 minutos. 

As Comissões de Carnaval farão o acompanhamento dessa e de outras etapas do desfile para verificar possíveis irregularidades ou penalidades. Haverá uma Comissão de Concentração (composta por 12 membros), uma de Verificação das Obrigações Regulamentares (cinco membros), outra de Cronometragem (cinco membros) e uma de Dispersão (12 membros).

Além disso, o regulamento do Carnaval, elaborado pela LIESES, estabelece o Corpo de Julgadores, composto por 36 membros, todos de fora do Espírito Santo, que julgarão as escolas de samba em seus respectivos quesitos.

A apuração ocorrerá na quarta-feira (3), às 15 horas. As escolas de samba do Grupo Especial que ficarem classificadas do 1º ao 5º lugar, além da agremiação que ficar em 1º lugar no Grupo A, desfilarão no sábado do Carnaval 2017. A escola que ficar classificada em 6º lugar será rebaixada para o Grupo A e desfilará na sexta-feira. 

As escolas de samba que ficarem colocadas do 2º ao 8º lugar permanecerão no Grupo A e desfilarão na sexta-feira no Carnaval 2017. Aquela que ficar classificada em 8º lugar por dois anos consecutivos abrirá o desfile do Grupo A no ano seguinte e ainda perderá 10% de sua receita junto à Lieses.
 


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...