1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Programa Quer Incentivar o Apoio Empresarial ao Artesanato brasileiro

enviar por email

25/02/2016

Iniciativa visa facilitar a participação de artesãos tradicionais de todas as partes do país na maior feira de artesanato da América Latina

O Centro CAPE criou um programa que visa incentivar o apoio empresarial ao artesanato brasileiro. O “Adote um artesão” é uma iniciativa que busca estimular o empresariado nacional a patrocinar a participação de artesãos tradicionais de todas as partes do país na Feira Nacional de Artesanato (FNA), maior evento do gênero da América Latina, promovido pela instituição que, este ano, chegará a sua 27ª edição. De acordo com a presidente do Centro CAPE, Tânia Machado, grande número de artesãos talentosos e com produtos de qualidade não consegue expor seus produtos na feira porque sequer tem recursos para pagar o seu deslocamento até Belo Horizonte, onde tradicionalmente acontece a FNA.

“Queremos garantir a presença desses artesãos na feira e com isso, possibilitar a eles a chance de divulgar e vender seus produtos num grande evento, e ainda promover a renovação do mix oferecido pelo evento”, diz ao lembrar que, além das vendas, a FNA promove cursos de capacitação profissional voltados para o artesão e possibilita o contato direto dos artistas populares com compradores internacionais, entre outros benefícios.

Como a feira é um projeto aprovado pela Lei Rouanet, o empresário que apoiar a participação de artesãos no evento poderá descontar o patrocínio de seu imposto devido e ainda ver divulgada a sua marca no stand do artista apoiado e no material promocional distribuído para a imprensa e redes sociais. “Para o empresário é, sobretudo, uma ação de responsabilidade social com resultados efetivos na geração de renda para as famílias do artesão”. 

Para o empresário que quer contribuir, mas não tem informações sobre os artesãos de sua região ou de localidades incluídas em sua área de atuação, o Centro CAPE se responsabiliza por fazer uma pesquisa e indicar o candidato ao apoio. Interessados em participar do programa podem entrar em contato com a organização da feira pelo telefone (31) 3282 8125. A 27ª Feira Nacional de Artesanato, evento com cerca de 1,2 mil stands e 7 mil expositores, será realizada no Expominas, na capital mineira, de 6 a 11 de dezembro.

Foto: 26ª Feira Nacional de Artesanato - Crédito: Luiza Bongir/Arquivo Centro CAPE

Assessoria de Imprensa Centro CAPE
Denise Menezes
(31) 3282 8125/99205 1129
jornalismo@centrocape.org.br
www.feiranacional.com.br

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...