1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Acacci Comemora 28 anos de Trabalhos no Estado

enviar por email

17/03/2016

Por: Redação*

A equipe da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) foi à Assembleia Legislativa do Espírito Santo - ALES na tarde da última terça-feira (15) para comemorar os 28 anos da entidade e pedir aos deputados estaduais auxílio para melhorar a estrutura física do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), localizado na Praia do Canto, em Vitória-ES, referência no tratamento do câncer infanto-juvenil no Estado.

Cristiane Barbosa Lemos, gerente de Projetos da Acacci, contou um pouco da história da entidade. “Ela foi criada em 15 de março de 1988, completou 28 anos. É uma instituição que está dentro do que a lei preconiza e as pessoas se enganam achando que a gente atende só pacientes da Grande Vitória. Atendemos pessoas do sul da Bahia, leste de Minas Gerais e norte de Rio de Janeiro”, disse. 

Atualmente, a Acacci trabalha com aproximadamente 700 famílias. Para atender essa gama de pessoas foi desenvolvido o projeto “Casa da Família”, que oferece hospedagem, refeição, transporte, oficinas de artesanato e recreação, além de apoio pedagógico e apoio espiritual. “É a casa dessas famílias quando as crianças estão em tratamento ambulatorial. É um porto seguro para essas famílias”, celebrou. 

A gerente informou que os programas desenvolvidos pela entidade são divididos em três eixos: assistência social, saúde e educação. Os recursos para sustentar esse trabalho são oriundos de convênios com o setor público e privado, de ações de telemarketing, eventos e da exploração do selo de compromisso com a criança. 

Por fim, ela ressaltou a necessidade de melhorias na infraestrutura do Hospital Infantil para aperfeiçoar o tratamento às crianças. “Ele é a porta de entrada para Acacci, eles encaminham os pacientes para gente, mas está em condições físicas ruins e precisa de reformas”, concluiu. 

Em seguida, foi a vez da presidente da Acacci Marizilda dos Santos Vairo falar na tribuna da Casa. Ela pediu que os deputados ajudassem o Hospital Infantil com emendas parlamentares. “Esse é um ano muito difícil, mas nosso trabalho muito é respeitado pela sociedade e pelas empresas. Contamos com vocês para a questão do hospital com emendas”, disse. 

Ela lembrou que a estrutura do hospital tem quase duzentos anos, o que dificulta, inclusive, a realização de algumas melhorias. “Hoje nossas crianças são muito bem atendidas. Os técnicos do hospital dão a vida pelo tratamento das crianças. Fizemos algumas reformas na oncologia pediátrica, mas contamos com o esforço de todo mundo para que os médicos e profissionais atendam ainda melhor”, solicitou.

O deputado Doutor Hércules (PMDB), presidente da Comissão de Saúde, parabenizou a Acacci pelo trabalho realizado, disse que quem não conhece a entidade “se apaixona” quando vai lá e salientou a necessidade demais ajuda. 

“De 2008 a 2016 destinei 196 mil reais em emendas, mas é pouco. Este pessoal precisa de ajuda. A Acacci vive de esmola, vive pedindo. Vou pedir a todos os deputados que qualquer coisa que não usem mais, como roupas e calçados, deixem no gabinete que eu vou recolher e levar para o bazar da Acacci”, falou. 

Ele ainda ressaltou que o sonho dos dirigentes da Acacci era dar melhores acomodações para as crianças em tratamento e que uma das possibilidades seria transferir o atendimento para o Hospital Jesus Menino, que atualmente se encontra fechado e que fica próximo ao Hospital Infantil. 

O sonho da Acacci é dar melhores acomodações para essas crianças que vêm se tratar. Na ladeira Ubirajara tem o hospital Jesus Menino fechado há muito tempo, a Acacci está pedindo que destine aquele hospital para o tratamento de câncer infantil.
A deputada Janete de Sá (PMN) prometeu que em abril iria organizar um café da manhã junto com as outras três deputadas da Casa com a diretoria da Acacci para debaterem quais iniciativas poderiam ser realizadas para aprimorar o trabalho da entidade. 

“A gente sabe a dificuldade para a família quando tem uma criança com esse problema e nós vemos vocês levando afago, carinho, amor, é uma coisa para a gente ressaltar. Somos quatro mulheres nesta Casa e estamos combinando de fazermos este café e ver como podemos contribuir para potencializar o trabalho de vocês”, garantiu. 

Os deputados Sergio Majesjki (PSDB) e Padre Honório (PT) também parabenizaram a Acacci pelo trabalho realizado. “Contribuo com a Acacci sempre que tem as campanhas, mas estou devendo uma visita”, disse o primeiro. “Que esse trabalho continue para aqueles que estão sofrendo de algum mal. A solidariedade cura”, completou o segundo.

Acacci

A Acacci tem como objetivo primordial oferecer às crianças e aos adolescentes portadores de câncer, bem como às suas famílias, um programa de assistência integral, que abrange as dimensões física, social, econômica, psicológica e espiritual.

A sede da entidade fica na Rua Domingos Póvoa Lemos, Jardim Camburi, Vitória. Quem quiser contribuir de alguma forma pode acessar o site da Associação e ver as modalidades. (Com informações da Web Ales http://www.acacci.org.br).
 
 


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...